Nota pública sobre as mobilizações no Brasil

A Contee, desde sua fundação, há mais de duas décadas, é defensora da mobilização social, articulada nas entidades e partidos progressistas, como agente da transformação do país. Nesse sentido, a Confederação manifesta seu apoio aos movimentos que há vários dias e, em especial, nesta segunda-feira, 17 de junho, se insurgem em diversas cidades do país não mais contra o aumento da passagem no transporte público num ou noutro município, mas pelo direito de ir e vir, por uma política de mobilidade urbana decente, por uma mídia democrática, pela valorização dos trabalhadores, pela não criminalização dos movimentos sociais, pela não violência policial contra os manifestantes, pelo direito de protesto. Foi com a a contribuição de movimentos significativos da sociedade que o Brasil avançou nos últimos dez anos.

Ao mesmo tempo, a Contee repudia todo e qualquer ato de violência, seja por parte de grupos isolados que se infiltram nas mobilizações ou, como o país tem assistido estarrecido, pela dura repressão policial. Foi com muita luta que os movimentos sociais conquistaram o direito de ter voz e esse direito não será massacrado por uma Polícia Militar violenta e despreparada cujos policiais também sofrem com as mesmas mazelas que afligem outros trabalhadores. Além disso, é preciso tomar cuidado com a condução “espontaneísta” das mobilizações, uma vez que a manifestação não pode ser transformada em luta por bandeiras individuais e isoladas, que muitas vezes servem à capitalização do movimento e não de fato ao clamor de que o país, que já mudou tanto na última década, continue mudando. Esta é a causa que a Contee defende e é esta mobilização que apoia.

Brasília, 17 de junho de 2013.

Contee – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino