O supervisor escolar em tempos de pandemia

22 de agosto é o Dia do Supervisor Escolar, profissional responsável por supervisionar o ambiente escolar, capaz de se entender com as crianças e com os adultos. Em 22 de agosto de 1972 foi criada a Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – ASSERS.

Com a pandemia, além dos profissionais do ensino e estudantes, a escola vem ocupando um espaço significativo na rotina diária das famílias. “Nessa época de pandemia, podemos dizer que o supervisor escolar se tornou o coração da escola, pois passou a elaborar também as diretrizes e ações para que professor e alunos estejam em constante interação com o ensino remoto”, valoriza o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Vereador José Adão de Assis Barbosa (Camaquã/RS), César Dinis.

O trabalho do educador envolve os membros do ambiente escolar e familiar. Supervisor e professor precisam pensar em formas de atingir o aluno e ao mesmo tempo os pais. Muitos pais não são alfabetizados, exigindo um trabalho para que a família consiga transmitir a atividade para a criança mesmo sem um nível de “instrução” maior. Existem também problemas de desigualdade, como falta de internet ou transporte para buscar as tarefas.

Ao supervisor escolar cabem funções complexas, de apoio e parceria com os demais profissionais do ensino e estudantes. É o profissional organizador ou orientador do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores. É quem estabelece o posicionamento de fazer, agir, movimentar e envolver-se interagindo na comunidade.

Para Nilda Alves (Educação & Super visão), o supervisor escolar faz o elo entre os diferentes setores da escola que cuidam diretamente com o ensino e a aprendizagem e com as relações com os pais dos alunos. Maria Ribeiro Pires (O Papel do Profissional na Escola) vê diferentes qualidades no supervisor escolar, como promover a interação entre os grupos que atuam na escola, zelar pela qualidade do ensino, colaborar diretamente com os professores, com os alunos e suas famílias

Regulamentação da profissão

A proposta que regulamenta a profissão de supervisor escolar foi aprovada em dezembro de 2018 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e aguarda avaliação do Plenário da Câmara dos Deputados. Por ela, o profissional precisa ter formação superior em pedagogia ou nível de pós-graduação em pedagogia ou em supervisão educacional. Para todos os efeitos legais, supervisor educacional é sinônimo de supervisor escolar e de supervisor pedagógico.

O projeto especifica como atribuições do supervisor educacional: participar, junto com a comunidade escolar, do processo de elaboração e atualização do regimento escolar; coordenar, junto com os professores, o processo de sistematização e divulgação das informações sobre o educando; mobilizar os professores da unidade escolar para qualificação do processo ensino-aprendizagem, através da composição, caracterização e acompanhamento das turmas e horário escolar; supervisionar o cumprimento dos dias letivos e horas/aula estabelecidos legalmente; assessorar os sistemas educacionais e instituições públicas e privadas nos aspectos concernentes à ação pedagógica; entre outras atribuições.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo