Paulinho Fonteles: presente!

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee manifesta seu pesar pela morte prematura, aos 45 anos, de Paulo Fonteles Filho, militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Paulinho faleceu na última quinta-feira, 26 de outubro, vítima de um infarto, após uma complicação causada por uma broncopneumonia.

Sua luta pela liberdade estava marcada, desde seu nascimento: Paulinho nasceu na prisão, onde sua mãe, Hecilda Fonteles Veiga, presa em 1971, aos cinco meses de gravidez, quando cursava Ciências Sociais, deu à luz.

Com ela, hoje professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), e com Paulo Fonteles, Paulinho aprendeu a lutar. O pai, advogado, político e sindicalista, ficou conhecido por seu ativismo junto aos camponeses paraenses e também foi morto por causa disso, em 1987, aos 38 anos, assasinado por pistoleiros a mando de ruralistas. Em homenagem a ele, Paulinho fundou o Instituto Paulo Fonteles e, como seu presidente, vereador de Belém e membro da Comissão da Verdade do Pará, denunciou os crimes praticados pela ditadura civil-militar brasileira e muito contribuiu pela preservação da memória da Guerrilha do Araguaia.

A Contee expressa sua solidariedade à família neste momento de tristeza, mas também sua certeza de que a memória da luta de Paulinho Fonteles permanecerá viva.

Brasília, 27 de outubro de 2017.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo