SAAEMG: Manifestantes pedem CPI da mineração em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

No dia da posse dos 77 deputados Estaduais de Minas Gerais, na sexta-feira (01), dezenas de pessoas foram até a porta da Assembleia Legislativa do Estado, em Belo Horizonte, exigir a abertura de uma CPI para investigar a mineração. São necessárias as assinaturas de 26 dos 77 parlamentares que tomaram posse.

O pedido vem após rompimento da barragem da mineradora Vale, na cidade de Brumadinho, município da região metropolitana de BH. Até o momento, já são 110 mortos e 238 desaparecidos.

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (Saaemg) também compareceu. A entidade foi representada pelos(as) diretores(as) Rogerlan Augusta de Morais, Flávia Cenachi (Assessora Jurídica), Ísis Peixoto, Cristiane Soares e Aloísio Dias.

A presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG), Valéria Morato, defendeu a instalação da CPI e a apuração do crime cometido pela Vale.

“É preciso que a mineração tenha uma regulação apropriada, tanto no uso do solo, no meio ambiente e na questão trabalhista. Os trabalhadores precisam ter os seus direitos respeitados para não serem explorados até a morte”, disse ela.

Entre os manifestantes, um grupo de artistas cobriu-se de lama para simbolizar as vítimas de Brumadinho. Em silêncio, eles caminharam da praça da Assembleia até a entrada do prédio.

13º salário

Os servidores do Estado, que estão sem receber o 13º salário do governo de Minas Gerais até hoje, também protestaram em frente ao prédio da Assembleia Legislativa. Segurando cartazes e gritando palavras de ordem, os trabalhadores da área de saúde, segurança e educação ameaçaram entrar em greve caso os salários não sejam pagos.

Na quinta-feira (31), o Saaemg também marcou presença durante uma manifestação contra a Vale em frente ao prédio do Memorial Minas Gerais – Vale, na praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O protesto reuniu várias centrais sindicais e movimentos sociais. Participaram pelo sindicato o presidente da entidade, Antonio Rodrigues e o diretor José Geraldo Vieira.

Do Saaemg

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo