Seminário aprova moção de apoio à Campanha pelo direito à comunicação

As atividades do período da tarde do segundo dia (1º/06) do Seminário de Comunicação e Formação da CONTEE, realizado em São Paulo/SP, foram iniciadas com a apresentação do mais recente Programa da TV CONTEE Online, que trata da instalação da Comissão da Verdade – clique AQUI para assistir.

Em seguida, foi realizada uma breve apresentação da experiência da CONTEE na Campanha Salarial Nacional 2012, feita pelo publicitário Fernando Waschburger e pela assessora de comunicação da Confederação Daniele Moraes, que teve como destaque a atuação nas redes sociais. De acordo com o relato, a utilização das mídias sociais, realizada pela primeira vez pela entidade em uma Campanha nacional, foi muito bem sucedida – com destaque para o significativo crescimento na audiência das páginas da entidade, tanto no Blog da campanha, como no Facebook e Twitter.

A mesa: “A comunicação sindical e a democratização da mídia” contou com a participação do presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, e do assessor de políticas públicas da diretoria executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), João Brant.

Assista AQUI a mesa na íntegra.

Para Altamiro Borges, a comunicação sindical necessita de transformação. Na opinião do jornalista, a linguagem utilizada está envelhecida e tem característica declaratória, com pouca reportagem. “Talvez não estejamos falando a língua dos trabalhadores”, reflete.

Segundo Miro, a melhor forma de lutar pela democratização da mídia é fortalecer a própria mídia dos trabalhadores – os veículos próprios de comunicação e a imprensa alternativa. Além disso, é fundamental lutar por políticas públicas e pela regulamentação do que já está na Constituição Federal a esse respeito. “Estamos num bom momento, pois o Governo Federal finalmente conseguiu “sair das cordas”, em que estava no primeiro ano de mandato”.

João Brant, que também integra o Coletivo Intervozes, falou sobre o complexo processo de formação da opinião pública, explicando que é preciso garantir no País “a igualdade no exercício da liberdade de expressão”. E apresentou como grande desafio para o campo da luta pela democratização da comunicação a necessidade de “falar para fora do movimento e não só para os nossos pares”.

João convidou à CONTEE a somar-se na luta e apoiar a Campanha pela regulamentação da mídia, a partir da construção e aprovação de um marco regulatório para o setor, encabeçada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Após o rico debate, os participantes do Seminário de Comunicação e Formação da CONTEE aprovaram moção de apoio total à Campanha pela liberdade de expressão e direito à comunicação do FNDC.

Clique AQUI e leia a moção na íntegra.
Veja também AQUI a galeria de imagens da atividade.

Daniele Moraes, de São Paulo/SP.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo