Senado elege Mesa; Câmara faz acordo

Na tarde de ontem (2), já sob a presidência de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o plenário do Senado elegeu os demais membros da Mesa Diretora da Casa que vai conduzir os trabalhos do próximo biênio 2021-2023.

Desse modo, na próxima semana o Senado vai começar a definir a distribuição dos comandos das comissões permanentes entre os partidos políticos, bem como vai definir também a composição desses colegiados temáticos. Os trabalhos desses órgãos deliberativos poderão ser semipresenciais. Essa discussão está posta neste início de sessão legislativa.

Mesa Diretora

Depois da eleição do presidente da Casa, o plenário escolheu dos demais membros da Mesa Diretora dos trabalhos do Senado. Está faltando escolher apenas o 4º suplente.

A composição da direção do Senado ficou assim:

• Presidente, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

• 1º vice-presidente, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)

• 2º vice-presidente, Romário (Podemos-RJ)

• 1º secretário, Irajá Abreu (PSD-TO)

• 2º secretário, Elmano Férrer (PP-PI)

• 3º secretário, Rogério Carvalho (PT-SE)

• 4º secretário, Weverton (PDT-MA)

Os respectivos suplentes são: Jorginho Mello (PL-SC), Luiz do Carmo (MDB-GO) e Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Câmara dos Deputados

Depois dos problemas ocasionados por decisão intempestiva do presidente eleito, na segunda-feira (1º), deputado Arthur Lira (PP-AL), de cancelar os atos do então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) no que se referia à composição dos demais membros da Mesa Diretora, Lira e oposição chegaram a um acordo.

Por esse acordo, PT e PSB irão compor a direção dos trabalhos da Casa.

Assim, nesta quarta-feira (3), o plenário, a partir das 10 horas, vai eleger os demais integrantes da Mesa Diretora. Serão escolhidos 2 vice-presidentes, 4 secretários e 4 suplentes. O mandato será cumprido no biênio 2021-2023.

Até às 21h16 desta terça-feira, estavam registradas, mas ainda pendentes de confirmação, as seguintes candidaturas:

• 1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM)

• 2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE) e, como avulsos, Delegado Éder Mauro (PSD-PA) e Júlio Cesar (PSD-PI)

• 1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE) e, como avulso, Léo Motta (PSL-MG)

• 2ª secretaria: Marília Arraes (PT-PE) e, como avulsos, João Daniel (PT-SE) e Paulo Guedes (PT-MG)

• 3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS) e, como avulsos, Cássio Andrade (PSB-PA) e Júlio Delgado (PSB-MG)

• 4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ)

Nos candidatos à suplência, os nomes superavam as 4 vagas disponíveis aos partidos. Indicados pelos líderes constavam, também às 21h16, os deputados Alexandre Leite (DEM-SP), Eduardo Bismarck (PDT-CE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Marcelo Nilo (PSB-BA) e, além deles, Rose Modesto. Inscritos como avulsos, Bibo Nunes (PSL-RS) e, novamente, Cássio Andrade.

Os cargos em disputa em que não foram apresentadas candidaturas avulsas já estão garantidos na composição da Mesa, apenas serão submetidos ao escrutínio secreto por determinação regimental.

Início dos trabalhos

Nesta quarta-feira serão abertos, oficial e protocolarmente, os trabalhos do Poder Legislativo, com a presença dos presidentes das 2 casas legislativas, do STF, do procurador-geral da República, entre outros. Na cerimônia, o presidente da República envia mensagem ao Congresso, com o diagnóstico do país e as expectativas do Executivo para ano Legislativo. A sessão começa às 16 horas.

Do Diap

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo