Sinpaaet defende interesse dos trabalhadores(as) de Tubarão e região

O Sindicato dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar de Tubarão – Sinpaaet — vem a público esclarecer que tem lutado para manter o direito constitucional de pagamento de salário em dia dos(as) trabalhadores(as) da Unisul.

A Unisul continua em crise financeira e, mais uma vez, a conta é paga por professores(as) e auxiliares administrativos que estão tendo continuadamente seus salários atrasados desde 2017. Temos demonstrado disposição e até mesmo complacência, pois compreendemos a importância econômica, social e educacional da Unisul para a cidade de Tubarão e região.

No entanto, é necessário tratarmos os fatos com justiça e transparência. Há constante desencontro de informações e com muita frequência ficamos sabendo das determinações da Reitoria pela mídia ou por comunicados internos. Os acordos e as ações são repetidamente descumpridos, quando estes existem. Por exemplo:

1) a Unisul apresentou um cronograma para o pagamento dos salários de setembro, outubro, e 13º deste ano, que, conforme enviou para a mídia, havia sido acordado com o Sinpaaet, porém isso não é verdade. Este cronograma foi apresentado em Assembleia do Sindicato e o mesmo foi rejeitado por unanimidade. Os(as) trabalhadores da Unisul requerem seus pagamentos conforme seu direito garantido pela CLT, ou seja, no dia correto e todo o valor do salário.

2) Em audiência, a respeito de duas ações trabalhistas relativas à multa por atraso de salários de 2013 e danos morais (ACUMP 01615-2013-006-12-00-9), a Unisul diz que ou paga a ação ou paga os salários.

Infelizmente, a Universidade utiliza sua força institucional e política para pressionar a parte mais frágil do elo empregador e empregado: os seus colaboradores.

Diante dessa situação tão crítica, o Sindicato antecipa que irá acionar o pedido de bloqueio de contas a cada atraso de pagamento de salários e de 13º, que houver, conforme decidido em assembleia. Outras medidas judiciais e de mobilização da categoria serão construídas e viabilizadas.

Além de garantir os direitos da classe trabalhadora que representa, o Sinpaaet está empenhado em defender os interesses da cidade de Tubarão e região, no intuito de garantir uma Universidade forte, comunitária e de propriedade dos munícipes, fortalecendo o nosso orgulho de sermos tubaronenses.

Do Sinpaaet

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo