Sinpro-JF: Sindicato reforça posição contrária ao retorno das aulas presenciais

Tendo em vista a discussão sobre protocolos sanitários que foi suscitada pela Secretaria de Educação (SE), após envio de memorando às escolas, acompanhado de dois questionários, um direcionado aos profissionais e outro a estudantes e familiares, o Sinpro-JF faz as seguintes considerações:

1 – Diante da constatação de que a pandemia segue descontrolada no país; observando também as condições físicas das escolas; as debilidades das cidades, principalmente nas áreas de saúde e de transporte público; e a situação socioeconômica da grande maioria dos estudantes; o sindicato reforça seu posicionamento contrário ao retorno das aulas presenciais neste momento.

2 – O Sinpro-JF reitera que, enquanto as aulas presenciais permanecem suspensas, é dever dos municípios, dos estados e da União mobilizar recursos adicionais para a estruturação das escolas, de suas instalações e de seus equipamentos de forma adequada. É contraditório, neste momento, que o Governo Bolsonaro insista no congelamento de gastos com a educação, comprometendo a   recondução, com segurança, dos educadores e dos alunos às escolas. A população não pode pagar com a vida pela irresponsabilidade desse governo frente à uma crise sanitária sem precedentes.

3- O sindicato disponibiliza o Manual de Biossegurança para a Reabertura das Escolas no Contexto da Covid-19, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para subsidiar o debate da comunidade escolar.

http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/manual_reabertura.pdf

Juiz de Fora, 4 de setembro de 2020.

Sindicato dos Professores de Juiz de Fora

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo