Sinpro Macaé e Região: Nota em solidariedade ao Sindipetro-NF e contra a ação truculenta do TRE

O Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região) se solidariza ao Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) pelo ataque contra a democracia e liberdade de expressão sofrido por esta instituição no último domingo, dia 21. Neste dia, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) praticaram ação truculenta, desmedida e inconcebível, conforme classificou o Sindipetro-NF. Na “operação” foram apreendidos milhares de exemplares de dois periódicos de antiga circulação — um há mais de 15 anos, o jornal Brasil de Fato, e outro há mais de 20 anos, o boletim sindical Nascente.

De acordo com o Sindipetro-NF, a ação truculenta teve início sem apresentação de mandado judicial, com um dos agentes pulando a grade da sede do sindicato, em horário e dia sem expediente. Informou ainda que os materiais apreendidos não havia cunho algum eleitoral e apenas questões de opinião. “Vale registrar, ainda, que os jornais aprendidos não são ‘fake news’, muito pelo contrário, todas as matérias são assinadas e a circulação segue padrões rigorosos do jornalismo”, completou a nota emitida pela entidade.

Nesta segunda-feira, dia 22, o Sindipetro-NF esclareceu as publicações são “autônomas, sem qualquer vínculo estrutural ou financeiro com a campanha do candidato à Presidência da República, Fernando Haddad, em razão do que o Sindipetro-NF repila ilações publicadas por blogs de que teria incorrido em prática de ‘Caixa 2’ na campanha do presidenciável”.

O Sinpro acompanha os desdobramentos, mas ressalta que esta medida reforça o atual momento de autoritarismo por qual passa o país e que precisa ser combatida para garantir o direito de se expressar das pessoas. Compara este fato a outros impedimentos do livre debate de ideias ocorridos em tempos sombrios da história do país.

Diretoria do Sinpro Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo