14J: Sinpro Campinas e Região participa de atos em Campinas, região e São Paulo

Na sexta-feira, 14 de junho, o país parou devido à Greve Geral, em defesa da Aposentadoria e da Educação. De acordo com a nota emitida pelas Centrais Sindicais, essa é a maior mobilização da história, com atos em mais de 380 cidades e adesão de cerca de 45 milhões de trabalhadores . O presidente do Sinpro Campinas e região, Carlos Virgilio Borges, o Chileno, avaliou o movimento como vitorioso e afirmou que a resistência deve continuar. “Não podemos sair das ruas, só assim conseguiremos parar os retrocessos que o governo quer impor”.

Campinas

Dois atos principais aconteceram no Largo do Rosário, centro de Campinas. O primeiro, pela manhã e o segundo no final da tarde, que contou com a participação de 5 mil manifestantes.

Além da participação da diretoria, o Sinpro destaca a adesão em grande número de professores da base do Sindicato, de instituições de ensino como PUC, Comunitária e Waldorf Veredas.

Piracicaba

Em Piracicaba, o ato começou às 6h30 em frente ao Terminal Central. O Sinpro foi representado pelo presidente do Sindicato, o Chileno. Na manifestação, Chileno repudiou a “reforma da previdência” proposta pelo governo. Para ele, pontos como a idade mínima e o fim da aposentadoria especial para professores são enormes retrocessos e prejudicarão as condições de trabalho da categoria, principalmente das professoras.

O presidente também falou sobre a perseguição ideológica aos professores, estimulada pelo governo, e a pressão que os docentes sofrem em sala de aula. Segundo ele, muitos professores da rede particular fizeram assembleias para aderir à Greve Geral, mas foram repreendidos pela direção das instituições em que trabalham e por alguns grupos de pais contrários à paralisação.

Chileno exaltou a importância dos movimentos sociais e da organização sindical no momento em que vivemos.

Americana

Manifestantes ocuparam a praça Praça Basilio Rangel pela manhã, em Americana. A secretária geral do Sindicato, Conceição Fornasari, estava presente no ato em nome do Sinpro.

São Paulo

Na Capital, o Sinpro Campinas também esteve presente no grande ato, representado pelo diretor do departamento de previdência, Valdemir Gori. Na cidade, 50 mil pessoas se reuniram em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e seguiram até a Praça da República, onde o ato foi o encerrado.

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo