20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Nesta semana, marcada pelo início da Conferência Nacional de Educação (Conae/2014) e por manifestações em defesa da reforma política no Brasil, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, afirmou, em audiência na Câmara, que o debate sobre essa reforma também tem que incluir o tema da baixa representação de negros e mulheres no Parlamento. A ministra tocou justamente no tema abordado pela TV Contee neste mês. Segundo o TSE, dos 513 deputados eleitos em 5 de outubro, 79,9% se declararam brancos; 15,7%, pardos e apenas 4,29%, pretos.

A ministra falava em reforma política, mas não é à toa que unimos esse tema, aqui, também à Conferência Nacional de Educação que está sendo realizada. Um dos eixos de debate da Conae é justamente “Educação e diversidade: Justiça Social, inclusão e direitos humanos”, o que incluiu a questão étnico-racial e a defesa de um ensino livre do racismo e de todos os tipos de preconceito e discriminação. Uma escola que ensine a igualdade e o respeito e que, assim, contribua para o aumento da representatividade negra em todas as esferas.

A Contee tem entre suas bandeiras a luta pela igualdade racial. E este é um tema que não poderia deixar de ser lembrado hoje, neste dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, data escolhida por coincidir com o dia do assassinato de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência do povo negro e de sua luta pela liberdade.

A Contee se empenha para, através da educação e do movimento sindical, promover a igualdade social e combater a discriminação e o preconceito racial, mazelas que se traduzem na violação de direitos e nos obstáculos que os negro ainda enfrentam: no Parlamento, na escola, na sociedade.

Promover a igualdade é uma questão de justiça. Por isso, a Confederação defende que esta luta não pode estar desatrelada da batalha em prol de uma educação igualitária, pública, gratuita, de qualidade, laica, não racista e não sexista. O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, mas esta consciência de igualdade e justiça social é tarefa para ser ensinada e aprendida todos os dias.

Assista abaixo ao programa da TV Contee neste mês da Consciência Negra:

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo