20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra, mesma data da morte de Zumbi dos Palmares – último líder do maior dos quilombos do período colonial. O Dia da Consciência Negra, assim, também faz alusão à resistência dos negros contra a escravidão e a todo sofrimento causado a eles durante este triste período da história.

Diversas atividades foram e serão realizadas em todo o país em comemoração ao dia dando continuidade à luta pela igualdade racial, liberdade e pelo fim do preconceito. Este também é um dia para celebrar nossas raízes africanas e sua enorme contribuição para nossa identidade nacional e incrível diversidade cultural.

Infelizmente, ainda vemos manifestações a favor da igualdade sendo ameaçadas e atacadas como aconteceu na última quarta-feira quando cerca de 20 mil pessoas participavam da 1ª Marcha das Mulheres Negras em Brasília.

A luta pela igualdade racial sempre foi uma das causas apoiadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e continuará sendo parte da nossa luta diária por um país justo e igual para todos.

Que a data nunca seja esquecida e que o debate sobre a desigualdade de raça não se limite a apenas o dia de hoje. Precisamos avançar e lutar por uma educação livre de racismo, homofobia, sexismo, ou seja, uma educação sem preconceitos que ajude na transformação da sociedade para que a mesma seja justa, fraterna e igualitária.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo