30 de abril: Dia Nacional da Mulher

A origem do 8 de março é bem conhecida, mas pouca gente sabe que, no Brasil, o dia 30 de abril marca o Dia Nacional da Mulher. A data foi instituída em 1980 como homenagem a Jerônima Mesquita, a enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no país e fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônima Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres. O dia 30 foi escolhido por ser o dia do nascimento da homenageada.

Nesta data, comemorada na mesma semana em que a Contee foi indicada na lista de entidades que podem votar e ser votadas para uma vaga no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a Confederação reafirma novamente a defesa da igualdade de gênero e da emancipação da mulher e o combate a todo e qualquer tipo de violência e discriminação.

Ao longo de seus mais de 20 anos de atividades, a Contee sempre teve a luta de gênero como uma de suas principais bandeiras e, desde sua fundação, em 1990, conta com uma secretaria exclusiva dedicada a esta causa. Além disso, como entidade sindical e educacional que representa uma categoria formada majoritariamente por mulheres, a Confederação é defensora veemente de uma educação não sexista, que garanta o empoderamento da mulher e a conquista de seu espaço em todos os setores.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo