Sinpro Minas: Nota sobre os casos de violência nas escolas

Diante dos recentes e tristes casos de violência dentro de escolas no Brasil – que têm preocupado professores/as e demais trabalhadores das escolas, pais e estudantes –, o Sinpro Minas vem a público se manifestar.

Qualquer ato de violência é inaceitável. A escola é lugar para se criar uma cultura de paz, e não de medo. De proteção, e não de terror. Também é lugar de socialização e, por não estar isolada, recebe os reflexos da sociedade na qual estamos inseridos.

Dessa forma, entendemos que não existe uma medida única que torne as escolas mais seguras, e sim um esforço contínuo e comprometimento de todas as partes envolvidas – governo, administração, comunidade escolar e famílias – na redução da violência.

A escola deve ser um ambiente de saúde e segurança não apenas física, mas também mental. É preciso que sejam promovidos relacionamentos de confiança entre adultos e estudantes para que estes se sintam seguros, além de dar resposta a todas as ameaças e sinais de possíveis violências, sejam eles quais forem.

Providências já estão sendo tomadas pelo governo federal e pelo Ministério da Justiça, no sentido de promover políticas de prevenção e enfrentamento à violência, com operações integradas em todos os estados. O governo federal também disponibilizou um canal para denúncias de possíveis ameaças e ataques: mj.gov.br/escolasegura. É importante a divulgação e utilização, quando necessário.

Neste momento, é importante estarmos atentos, mas lembrarmos que devemos cuidar uns dos outros. Por isso, podem contar com o Sinpro Minas na construção de um espaço de trabalho que seja agradável, tranquilo e seguro para todos e todas!

Do Sinpro Minas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo