Sinpro-BA: Sindicato e Sinepe-BA ajustam reajuste previsto para a data-base da educação básica
O Sinpro-BA já está em entendimento com o patronal para, a partir da data-base 2024, o definitivo estabelecimento da qualificação da hora-aula de piso, reconhecida como absolutamente insuficiente e desvalorizada.
O Sindicato já vem apresentando, há anos, ideias de melhoria substancial no valor praticado, inclusive com um plano plurianual de reajustes para o piso acima do reajuste geral, de modo que seja possível garantir sua qualificação/valorização com constância e previsibilidade, permitindo às escolas que pagam o piso organização para honrar com o que for acordado, e sinalizando claramente à categoria docente a construção desta valorização. Este debate, aliás, já está iniciado junto ao patronal, e seguirá ocorrendo já a partir do segundo semestre de 2023.
No entanto, apenas com a participação da categoria – sua mobilização e disposição para a luta – é que será possível pavimentar esta mudança. Por isso, ainda em 2023, o Sinpro-BA convidará a categoria a iniciar os debates sobre o piso salarial, discutindo estratégias de ação e mobilização. Fiquem atentos e participem!