Sinpro/Noroeste: Sindicato participa de audiência sobre universidades comunitárias em Cruz Alta
Aconteceu no dia 7 de julho, no salão de atos da Universidade Cruz Alta, audiência pública promovida pela Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa.
O encontro debateu o fomento e a organização das diversas formas de convencimento do governo estadual cumprir a disposição constitucional de investir no ensino comunitário do Rio Grande do Sul.
A ideia dos participantes, representantes de toda a comunidade da mesorregião, com especial destaque para integrantes das comunidades acadêmicas da Unicruz, Unijuí, URI e UPF, é investir a maior parte desta previsão constitucional nas instituições comunitárias de ensino superior do Estado, sob a forma de bolsas de estudos para os alunos.
O Sinpro/Noroeste esteve presente no evento por intermédio de um de seus diretores, o professor Sergio Pires. O movimento sindical apoia integralmente a iniciativa, pois entende que é preciso diferenciar o ensino superior comunitário, experiência histórica ímpar da trajetória educacional gaúcha, do ensino meramente empresarial. As instituições comunitárias necessitam de apoio governamental para manter seu caráter de público não estatal, capaz de garantir o ensino de qualidade e relações empregatícias que preservem a dignidade dos profissionais da educação.