Sinpro Caxias: Professoras de Caxias do Sul ajudam crianças vítimas das chuvas com projeto inspirador

O Rio Grande do Sul sofreu duras consequências da crise climática em maio deste ano. Em meio à dor e ao sofrimento de tantas famílias, a ação de muitas pessoas faz surgir das maneiras mais diversas a crença de que é possível superar a situação a partir da solidariedade.

Entre as muitas experiências que comovem e inspiram, destaca-se o projeto Crianças do RS, que nasceu a partir da organização voluntária de docentes ligadas ao Colégio Madre Imilda. A professora Nádia Pinto Bento Alves, que leciona no Madre Imilda e é coordenadora da Secretaria de Cultura do Sinpro/Caxias, faz parte desse grupo. Ela explica que foi no Dia das Mães que as colegas começaram a se dar conta do quanto era grave a situação e de que poderiam fazer algo para ajudar.

As professoras foram conversando e acabaram constituindo um grupo de 14 pessoas, com o objetivo de fazer mais do que doações particulares. Passaram a sensibilizar as mães de alunos – e depois outras pessoas e empresas – a ajudarem com materiais para formar kits para serem doados às crianças dos abrigos. “A aceitação foi maravilhosa, até de São Paulo recebemos doações”, conta Nádia.

Os primeiros kits foram montados com brinquedos, livros (muitos deles de autores de Caxias do Sul), revistas de passatempos e doces. E mais um item para lá de especial: cartinhas de crianças de Caxias com mensagens cheias de ternura para essas outras crianças que atravessam momentos tão tristes.

Dedicação e empatia

Uma pergunta não quer calar. Como as professoras, que já trabalham tanto na sua profissão, encontraram tempo para um projeto de voluntariado? Elas estão dedicando os sábados para essa tarefa. O grupo se reúne na casa de uma das colegas e trabalha na montagem dos kits.

Para a entrega nas cidades atingidas, elas se articularam com outros grupos e voluntários. Já foram entregues mais de 300 kits, que seguiram para o bairro de Galópolis, em Caxias do Sul, e também para as cidades de Arroio Grande, Arroio do Meio, Encantado e Estrela.

Agora, o grupo está reunindo materiais escolares, para ajudar as crianças na volta às aulas. Pretendem entregar lancheiras e mochilas completas.

Num grande exercício de empatia, as professoras passaram a perceber outras necessidades. Criaram kits com produtos de higiene e bem-estar para entregar às mulheres. E estão pensando em conjuntos com itens de cozinha, como talheres, pratos e copos.

As professoras que desenvolvem o projeto são Nádia Pinto Bento Alves, Sheila Soares Marques, Paola Costi De Matos, Deise A. Pinto Echeverrigaray, Riziele Schmidt Viega, Daniele Maffei Lora, Carla Fernanda Freire De Melo, Lisiane Bianchini, Gisele Pontalti, Deise Dick, Letícia Sgarioni, Sara Dall Agnol, Cristina Cardoso e Silvane Junges. É importante nominar, para deixar registrada essa ação que pode inspirar mais atos de solidariedade.

Você pode ajudar também

Todos estão convidados a contribuir com a ação de voluntariado. Para contato e mais informações, é só mandar mensagem para a Nádia, no Whats (54) 984028919. E quem já quiser contribuir com doação em valores, pode utilizar o pix e-mail nadia_pbalves@hotmail.com .

Do Sinpro Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo