Contee atuará na organização da Conferência Estadual do Trabalho no Pará

Em reunião com o Superintendente Regional do Trabalho, Paulo Gaia, Contee conquistou espaço no grupo que articula a etapa estadual da Conferência Nacional do Trabalho

Reprodução

Nesta terça-feira, 2 de setembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) esteve reunida com o Superintendente Regional do Trabalho, Paulo Gaia, em Belém, para tratar da Conferência Nacional do Trabalho, convocada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A Contee foi representada por Marcelo Santos, coordenador da Secretaria-Geral da entidade e também coordenador do Sindicato dos Professores do Pará (Sinpro-PA). Durante o diálogo, Marcelo evidenciou a importância da participação dos trabalhadores da educação nos debates que impactam diretamente o mundo do trabalho.

Ficou assegurada à Contee uma vaga no grupo que organizará a etapa estadual da Conferência no Pará, fortalecendo a presença das entidades da educação privada no processo de formulação de propostas que serão levadas à instância nacional.

Segundo Marcelo Santos, a conquista é significativa porque garante que os professores e trabalhadores da educação tenham voz ativa em um espaço estratégico de proposição e articulação da classe trabalhadora. “A presença da Contee na organização da Conferência Estadual do Trabalho no Pará reforça nossa luta pela valorização da categoria e pela defesa dos direitos trabalhistas, em sintonia com o movimento sindical nacional”, destacou.

A Conferência Nacional do Trabalho será um espaço de unidade e diálogo para a construção de políticas públicas voltadas à democracia, ao desenvolvimento e à justiça social.

II Conferência Nacional do Trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou no dia 21 de julho, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.225, que define o regimento interno da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). A iniciativa tem como meta central debater e formular propostas de políticas públicas voltadas à geração de emprego e à promoção do trabalho decente, em sintonia com as mudanças que vêm transformando o mundo do trabalho.

As discussões ocorrerão em etapas estaduais e no Distrito Federal, entre os dias 15 de setembro e 12 de dezembro de 2025. Já a etapa nacional será realizada em março de 2026, na cidade de São Paulo.

Seguindo os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Conferência terá caráter tripartite e paritário, assegurando a presença equilibrada de representantes dos trabalhadores, empregadores e governo.

Por Romênia Mariani

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz