Implantação do ensino médio obrigatório em debate no ES
A implementação da obrigatoriedade do ensino médio no Espírito Santo é tema de audiência pública nesta quarta-feira (5), às 14h, no Plenário Dirceu Cardoso. A promoção é da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, presidida pelo deputado Genivaldo Lievore (PT).
Lievore é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2/2011, aprovada pelo parlamento em outubro deste ano. Pela norma do petista, o ensino médio é obrigação do Estado e deve promover a formação humanística, científica e tecnológica voltada para o desenvolvimento da consciência crítica, estando assegurando o seu caráter público e gratuito.
“O ensino médio prepara o estudante para a vida, o exercício de sua cidadania e para o mercado de trabalho, desenvolvendo o pensamento crítico e a autonomia intelectual do aluno. Com a proposta implementada, o Espírito Santo passará a ser o primeiro Estado da Federação onde todo o jovem em idade escolar deverá concluir essa etapa”, disse o parlamentar.
Na audiência pública, os convidados devem debater ainda a indicação do deputado ao Governo do Estado, solicitando gratuidade do transporte a todos os estudantes do ensino médio devidamente matriculados. “A iniciativa ajuda a combater a evasão escolar no nosso Estado, cujo índice é maior do que 10%. Os jovens não estão conseguindo arcar com os custos do transporte público”, afirma Lievore.
Com informações do Sinpro/ES