Contee convida entidades para o 4° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação

A democracia, em qualquer parte do planeta, não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. E, em tempos em que a desinformação e o discurso de ódio se espalham em velocidade em escala muito maiores em razão do modelo econômico dos novos monopólios digitais, é fundamental que nossas entidades estejam atentas a esse debate, que teve consequências diretas e significativas no processo eleitoral e continua tendo nos ataques sucessivos aos trabalhadores e à própria educação.

Esse fenômeno da desinformação e disseminação da fake news, somado à ausência de pluralidade e diversidade que caracterizam a mídia hegemônica brasileira, contaminou o espaço público de debate e contribuiu para criar um ambiente em que a própria democracia está em xeque. É nesse contexto que o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em conjunto com entidades parceiras — entre as quais a Contee, que integra a coordenação executiva do Fórum —, promoverá, entre os dias 17 e 20 de outubro de 2019, em São Luís (MA), o 4º Encontro Nacional do Direto à Comunicação (ENDC).

Em suas edições anteriores (2013, 2015 e 2017), o ENDC reuniu centenas de pessoas para debater mídia e democracia no Brasil. Para este 4º ENDC, estão previstas conferências e atividades que abordarão temas como a institucionalização da censura no Brasil, o discurso de ódio e a desinformação na Internet, a perseguição a comunicadores, a privacidade e a proteção de dados pessoais, além do Ato em Defesa da Liberdade de Expressão, que ocorrerá no dia 18 de outubro.

O ENDC contará com a participação de convidados nacionais e internacionais que são referências em cada uma dessas agendas. O encontro visa, ainda, estabelecer redes e fortalecer os mais diversos movimentos em prol do direito à comunicação, potencializando o espectro de ação dos diversos atores e a capacidade de intervir na formulação de políticas públicas.

A Contee reforça o convite para que todas as entidades filiadas à Confederação se organizem desde já para participar do 4° ENDC.

Com informações do FNDC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo