Sinpro-JF: Sindicato lança pesquisa sobre atividade extraclasse no setor privado
Atenção, professores do setor privado!
A atividade extraclasse é o trabalho, inerente à profissão, realizado fora do horário de aula. O planejamento de conteúdos e a correção de avaliações que, muitas vezes, ocupam horas dos finais de semana dos trabalhadores, são exemplos de atividade extraclasse.
O reconhecimento desse trabalho no setor privado é resultado direto da luta dos professores. Após greve, os profissionais conquistaram um adicional que representa 20% sobre o salário mensal. O benefício está assegurado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Contudo, a percepção de que, ao longo dos anos, esse trabalho tem se intensificado, principalmente a partir do desenvolvimento de novas tecnologias, ganhou contornos ainda mais claros após a adoção do ensino remoto emergencial, necessário para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. O peso da atividade extraclasse tem reduzido drasticamente o tempo livre dos professores e afetado a saúde física e psíquica dos trabalhadores.
Diante dessa realidade, o Sinpro-JF está lançando, neste segundo semestre, uma pesquisa com os professores do setor privado sobre a atividade extraclasse. A partir da iniciativa, o sindicato pretende reunir elementos para melhorar a compreensão e orientar o debate sobre o tema, abrindo caminho para um avanço na luta pela ampliação do direito garantido pela CCT.
Participe e responda a pesquisa! Basta acessar o link:
https://docs.google.com/forms/