A organização dos trabalhadores em educação do setor privado é tema do 8º Congresso da Fepesp

Um congresso construído através do consenso com o objetivo de debater e fortalecer a organização dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo. É com essa temática e essa unidade que começa hoje (16), na capital paulista, o 8º Congresso da Fepesp, que marca também os 25 anos de atuação da Federação e no qual estarão presentes diversos diretores da Contee. A atividade, que reunirá 150 delegados, vai até o próximo domingo (18) e, este ano, leva o nome do professor Ildefonso Paz Dias, falecido em abril, que foi presidente do Sinpro Santos e diretor da Federação. Uma bela homenagem ao professor e ao próprio sindicato, uma das cinco entidades a criar a Fepesp em 1988, juntamente com os sindicatos de professores de São Paulo, do ABC, de Campinas e de Osasco.

Nesse quarto de século, a Federação foi sendo ampliada gradativamente e hoje representa 24 sindicatos. A princípio, faziam parte da Fepesp apenas entidades representativas de professores, mas em 2011, segundo o presidente da Federação, Celso Napolitano, passaram a ser integrados sindicatos do ramo de educação, representando docentes e auxiliares de administração escolar.

Assim, das 24 entidades integrantes, 17 representam professores e sete representam também os técnicos administrativos. Neste Congresso que tem início hoje será feita uma alteração estatutária para que sejam representados tanto sindicatos só de professores quanto só de técnicos ou do ramo de educação, com docentes e auxiliares.

“As perspectivas para o Congresso são muito boas, porque se trata da consolidação dos trabalhos da Federação”, afirma Celso Napolitano. “O Congresso representa um marco na história da Fepesp, que hoje representa 90% dos professores e boa parte dos técnicos administrativos do estado de São Paulo.”

O Congresso elegerá a nova diretoria da Fepesp, mas a chapa única foi construída em consenso e demonstra a unidade em torno do desafio da organização dos trabalhadores em educação do setor privado. “Há uma área ainda inorganizada no estado de São Paulo, na qual pretendemos, a partir de consulta aos trabalhadores e assembleia, ver a melhor forma de organização”, explica o presidente da Federação. “Vamos ‘invadir’, no bom sentido, todo o estado de São Paulo. E também consolidar a representação dos auxiliares de administração escolar.”

Nesta sexta-feira, serão feitas a votação do regimento interno e da comissão eleitoral e a alteração estatutária. Amanhã (17), além da apresentação dos balanços financeiro e político da gestão que se encerra, serão promovidos debates sobre as perspectivas de organização dos trabalhadores em educação do setor privado e sobre a terceirização e as relações de trabalho, cabendo à plenária traçar um plano de lutas. “Vamos estabelecer um plano de lutas a respeito da terceirização, da reforma política… Assim, o Congresso abordará a organização dos trabalhadores tanto de um ponto de vista corporativo quanto de um aspecto político mais geral”, aponta Celso Napolitano.

O 8º Congresso da Fepesp,que acontece no Hotel Braston, em São Paulo, se encerra no domingo (18) com a eleição da nova diretoria, que toma posse imediatamente.

Acesse aqui a programação do Congresso e as informações aos delegados

Da redação, com informações da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo