Abstenção nas eleições seguiu padrão internacional, diz diretor da Quaest

Brasil teve 79,05% de comparecimento no segundo turno da eleição presidencial deste ano, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O comparecimento do brasileiro às urnas nas eleições gerais deste ano manteve uma média internacional, de acordo com o diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, Felipe Nunes. No segundo turno da eleição presidencial deste ano, em 30 de outubro, cerca de 32,1 milhões de brasileiros não votaram, o que deixou o país com taxa de comparecimento de 79,05%.

O índice, segundo o diretor da Quaest, segue o padrão internacional. No Brasil, o voto é obrigatório e há sanção caso o eleito não vote. “O CELAG divulgou informações sobre comparecimento nos países da América Latina. Entre os 17 países estudados, em 6 países não é obrigatório votar, em outros 4 é obrigatório mas não há sanções e, finalmente, em 7 países é obrigatório e há sanções por não conformidade”, iniciou Felipe.

“Quando não há sanção, o comparecimento é ligeiramente maior nos países onde é obrigatório (64.6%) em comparação com os países onde o voto não é obrigatório (54.6%). Por outro lado, naqueles países onde é obrigatório e há sanção, o comparecimento chegou a 81.6% em média”, complementa.

Felipe Nunes ainda cita o caso do Chile, que recentemente alterou o regime eleitoral de facultativo para obrigatório com sanções. “Nesse caso, o comparecimento passou de 47% nas eleições presidenciais (sem obrigação) para 85% no plebiscito (com obrigação e sanção)”.

Por fim, o diretor conclui a situação brasileira: “No Brasil, ao contrário do que parecia – que a abstenção estaria próxima da dos países com voto facultativo – o índice de comparecimento em 2022 ficou muito próximo da média dos países onde o voto é obrigatório com sanções”.

Com 60.345.999 votos, 50,9% dos votos válidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República e governará o Brasil de 2023 a 2026. Jair Bolsonaro (PL), que disputava reeleição, teve 49,10%, 58.206.354.

EM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo