Após dizer que não estenderia trégua com o Irã, Trump decide prorrogá-la

No mesmo dia, Trump dá opiniões divergentes sobre cessar-fogo. Agência do Irã diz que nenhuma delegação está no Paquistão para novo acordo e que Teerã “não negociará sob ameaças”

Entre novas idas e vindas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou, nesta terça-feira (21), que vai manter o bloqueio marítimo no Estreito de Ormuz e estender o cessar-fogo “até que os representantes iranianos cheguem a uma proposta unificada para negociar a paz”. Horas antes, havia dito a um veículo de imprensa que não prorrogaria a trégua.

A decisão de Trump seria uma resposta a um pedido do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, que participa das negociações entre os países. Uma nova rodada estava marcada para esta terça (21).

Na mensagem em que trata do assunto, publicada em sua rede social, Trump tenta transparecer que haveria uma divisão interna no governo iraniano, como forma de enfraquecer a posição adversária.

“Com base no fato de que o governo do Irã está seriamente fragmentado — o que não é inesperado — e a pedido do marechal de campo Asim Munir e do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, fomos solicitados a suspender nosso ataque ao país até que seus líderes e representantes consigam apresentar uma proposta unificada”, disse Trump.

O presidente dos EUA disse que teria determinado às Forças Armadas que “continuem o bloqueio e, em todos os demais aspectos, permaneçam prontas” e estenderia o cessar-fogo “até que tal proposta seja apresentada e as negociações sejam concluídas, de uma forma ou de outra”.

Nesta mesma terça-feira (21), ao ser questionado durante entrevista à rede CNBC sobre a possibilidade de prorrogar o cessar-fogo — que termina nesta quarta (22) —, Trump afirmou: “Eu não quero fazer isso. Não temos muito tempo”.

Segundo a agência iraniana Irna, em resposta às especulações sobre possíveis negociações no Paquistão, uma fonte diplomática informou, nesta terça-feira (21), que “nenhuma delegação do Irã chegou à capital paquistanesa”. Ainda segundo a agência, “autoridades iranianas disseram que Teerã não negociará sob ameaças”.

Com agências

Por Priscila Lobregatte

Fonte
Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.site