Atenção entidades da Região Centro-Oeste: De olho nas eleições e nos candidatos do seu estado e do DF
Nesta sexta-feira, a análise eleitoral, com base na radiografia das eleições 2014 feita pelo Diap, é sobre a Região Centro-Oeste, lembrando às entidades filiadas à Contee a importância da participação no processo eleitoral, a fim de inserir as pautas da categoria no debate e escolher representantes que de fato estejam alinhados com nossas reivindicações trabalhistas e educacionais.
No Distrito Federal do Saep-DF e do Sinproep-DF, seis candidatos disputarão o Palácio do Buriti: o atual governador Agnelo Queiroz (PT), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), o ex-governador José Roberto Arruda (PR), o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), Toninho (PSOL) e Perci Marrara (PCO).
A disputa para o Senado Federal tem oito candidatos: o ex-secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do DF Magela (PT), o senador Gim Argello (PTB), Reguffe (PDT), Jamil Magari (PCB), Expedito Mendonça (PCO), Sandra Quezado (PSDB), Aldemario (PSOL) e Robson (PSTU).
Na corrida à Câmara, dos oito deputados federais, cinco concorrerão à reeleição. Ao todo, 134 candidaturas foram registradas, mas três foram consideradas inaptas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja aqui a análise completa sobre o Distrito Federal
São sete os candidatos que disputam o Palácio das Esmeraldas, em Goiás, terra do Sinaae-GO, do Sinpma Anápolis, do Sinpro-GO, do Sinpror, do Sinteea, do Sinteerv e da sede da Fitrae-BC. Os concorrentes ao governo são: o atual governador Marconi Perillo (PSDB), o ex-governador Íris Rezende (PMDB), o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT), o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB), Marta Jane (PCB), Professor Weslei Garcia (PSOL) e Alexandre Magalhães (PSDC).
Para o Senado, os sete candidatos são: o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), o deputado federal Vilmar Rocha (PSD), a ex-deputada federal Marina Sant´Anna (PT), Antônio Neto (PCB), Aguimar Jenuíno (PSB), Aldo Muro (PSDC) e Elber Sampaio (PSOL).
Dos 17 deputados federais atuais, 12 concorrerão à reeleição para a Câmara dos Deputados. No total, 173 concorrentes se candidataram a uma vaga na Casa, mas 72 estão inaptos, segundo o TSE.
Veja aqui a análise completa sobre Goiás
No Mato Grosso, onde estão o Sintrae-MT, o Sintrae SEMT e do Sintrae VAMT, cinco candidatos disputarão o Palácio Paiaguás: o senador Pedro Taques (PDT), o deputado estadual José Riva (PDS), o ex-vereador Lúdio Cabral (PT), José Marcondes (PHS) e José Roberto (PSOL).
Na corrida pela única cadeira em disputa no Senado, são sete concorrentes: o ex-governador e atual vice-prefeito de Rondonópolis Rogério Salles (PSDB), o deputado federal Wellington Fagundes (PR), o pecuarista Rui Prado (PSD), Jayme Campos (DEM), Amorezio (PHS), Gilberto Lopes Filho (PSOL) e Juca do Guaraná (PTdoB).
No caso da Câmara dos Deputados, 113 candidatos se apresentaram, embora dez estejam inaptos, conforme a Justiça Eleitoral. Dos oito atuais parlamentares, cinco concorrerão à reeleição.
Veja aqui a análise completa sobre o Mato Grosso
Por fim, no Mato Grosso do Sul, onde estão o Sintrae-MS, Sintrae Pantanal, o Sintrae Sul e a sede da Fitrae MTMS, seis candidatos disputarão à Governadoria do Parque dos Poderes: o senador Delcídio do Amaral (PT), do ex-prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho (PMDB), o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), Sidney Melo (PSOL), Marco Antônio Monge (PSTU) e Evander Vendramini (PP).
Seis também é o número de postulantes ao Senado: Simone Tebet (PMDB), Ricardo Ayache (PT), o ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP), Antônio João (PSD), Lucien Rezende (PSOL) e Valdemir Cassimiro (PSTU).
Para a Câmara, 130 se candidataram, mas, de acordo com o TSE, 12 estão inaptos, ao passo que seis dos parlamentares que atualmente ocupam as oito cadeiras na Casa estão em busca da reeleição.
Veja aqui a análise completa sobre o Mato Grosso do Sul
Com informações do Diap e do TSE