Atendimento médico gratuito no Saaemg completa um ano

O atendimento médico gratuito oferecido pelo Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) completa um ano neste mês de janeiro. Nesse período, foram atendidos 707 pessoas entre trabalhadores sindicalizados e dependentes nas especialidades de clínica médica, pediatria, cardiologia, psicologia e nutrição.

A assistência médica no sindicato é uma iniciativa da atual diretoria, que tem na presidência e vice-presidência, respectivamente, Rogerlan Augusta de Morais e Amaury Alonso Barbosa. “Essa era uma demanda antiga da categoria e felizmente conseguimos oferecer esse serviço para a satisfação de todos os filiados”, ressaltam eles.

A iniciativa agradou os trabalhadores. Em recente pesquisa realizada pelo SAAEMG junto à categoria, 100% dos sindicalizados disseram aprovar o serviço.

Um dos médicos da equipe é o pediatra Sérgio Ladeira que realiza atendimentos regulares em puericultura –  acompanhamento que avalia o desenvolvimento da criança e orienta a mãe sobre as melhores práticas de saúde. Ladeira afirma que o tempo maior de consulta é um dos motivos que contribuem para a aprovação do serviço médico no sindicato.

“Esse tempo maior nos proporciona avaliar com mais cuidado o paciente, o seu histórico médico e familiar. Dessa forma, atuamos no desenvolvimento integral ao focar não apenas na doença, mas principalmente na prevenção”, explica o pediatra.

O casal Flaviane Lara e Thiago Ângelo, por exemplo, estão entre os trabalhadores que aprovam o serviço. Eles elogiaram o atendimento e a estrutura oferecida pelo sindicato após uma consulta em pediatria para o filho Henrique, de dois anos.

“Essa é a segunda vez retorno com ele.  Voltei pelo atendimento e estrutura que encontrei aqui. Agora só quero consultá-lo no sindicato”, afirmou a mãe ao acrescentar que não tem plano de saúde.

Já a auxiliar de administração escolar Rosemary Ferreira Ramos, de 50 anos, tem um plano particular de saúde. Mesmo assim, ela está entre os trabalhadores que preferem ser atendidos no sindicato. Neste mês de janeiro, dona Rosemary esteve no SAAEMG para uma consulta em clínica médica. Ela também elogiou o atendimento e a agilidade na marcação das consultas.

Todos os atendimentos médicos no SAAEMG, em Belo Horizonte, e nas diretorias regionais do interior (Sete Lagoas, Divinópolis, Formiga, Itaúna e Patos de Minas) são coordenados pela psicóloga Isa Peixoto. Ela afirma que “o nosso principal objetivo é atender os associados e os seus dependentes na saúde básica de acordo com a Constituição de 88 que amplia o conceito de saúde criando um laço com a organização social e econômica do país. O SAAEMG se compromete diariamente com esse objetivo”, lembra Isa que agradece e parabeniza “todos os associados, profissionais de saúde, diretoria e funcionários do SAAEMG por comemorar um ano de mais essa conquista”.

Clique aqui para ver algumas fotos dos atendimentos no SAAEMG

Atendimento no interior

No interior, os atendimentos são realizados por meio de convênios médicos. Para agendar uma consulta, o trabalhador pode ligar para as diretorias regionais.

Na região Centro-Oeste (Divinópolis, Formiga e Itaúna), o telefone é (37) 3222-2918. O e-mail é divinopolis@saaemg.com.br

Já em Patos de Minas, o número é (34) 3823-7007/7008 e o e-mail patosdeminas@saaemg.com.br

Na cidade de Sete Lagoas, os trabalhadores devem ligar no (31) 3176-8666. Já o e-mail é setelagoas@saaemg.com.br

Na capital, o telefone é (31) 3057-8202 e o e-mail medicos@saaemg.com.br

Esse benefício para os trabalhadores e os seus dependentes no SAAEMG teve início, de fato, em agosto de 2015. Naquele momento, porém, o valor das consultas era subsidiado, em parte, pelos trabalhadores. Graças ao crescimento da procura e aprovação do serviço junto à categoria, a atual diretoria do sindicato conseguiu subsidiar em 100% o valor das consultas.

A coordenadora de saúde Isa Peixoto lembra que “caso o especialista solicite exames clínicos e indique medicamentos, a família pode dispor do serviço no posto de saúde em sua regional.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo