Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: 8ª edição está disponível

Inep, autor da publicação, é responsável por elaborar e publicar relatórios e painéis de monitoramento das metas do PNE, bem como contribuir para o novo plano nacional

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), lançou neste mês — o mesmo em que seu patrono completaria 123 anos — mais uma edição dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. A série foi iniciada em 2018.

A publicação é fruto da Lei 13.005/14, que instituiu o PNE (Plano Nacional de Educação), que estabeleceu as metas e estratégias para aprimorar a educação no Brasil até 2024 — o que, na grande maioria, não foi  cumprido. Mesmo assim, para monitorar e avaliar o cumprimento dessas metas, o Inep “foi incumbido de produzir e publicar estudos que verificassem o avanço na implementação das metas estabelecidas”, explicou o presidente do instituto, Manuel Palacios, no texto de apresentação.

Segundo ele, CGEE (Coordenação-Geral de Estudos Educacionais), da Dired (Diretoria de Estudos Educacionais), é responsável por elaborar e publicar relatórios e painéis de monitoramento das metas do PNE, bem como por estudos sobre temas relevantes às políticas educacionais, disponíveis justamente nos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.

“Com a proximidade do término do PNE em 2024, a CGEE/Dired tem produzido e divulgado evidências sobre o desenvolvimento da educação no Brasil para contribuir tecnicamente na construção do novo PNE para o período de 2024 a 2034”, destacou Palacios. “Assim, a publicação dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – Volume 8: Contribuições ao novo Plano Nacional de Educação representa um importante aporte para as discussões em andamento sobre o planejamento educacional.”

O atual edição dos Cadernos é composta por 8 partes: contribuições ao novo PNE; educação de jovens e adultos entre o direito inconcluso e a exclusão silenciada; avaliação da alfabetização; melhoria da qualidade da educação básica e superação das desigualdades educacionais; condições do ensino médio para a oferta de itinerários formativos no Brasil; a educação escolar indígena e os desafios para o próximo decênio; turmas multisseriadas no ensino básico brasileiro; qualidade da educação superior.

Acesse aqui a edição completa

Com informações do Inep

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