“Café com política” na CTB reúne dirigentes da Campanha Contra a Carestia

Na manhã desta segunda-feira (20), a CTB realizou em sua sede, a Casa da Classe Trabalhadora, um “Café com política” com os dirigentes da Campanha Contra a Carestia, para debater o tema e projetar ações futuras. O encontro contou com a presença de diversos dirigentes, entre eles Lídia Correia, e Antônio Pedro de Souza, o Tonhão, diretor da Facesp.

Segundo o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, trata-se de “um movimento contra a alta dos preços e do juros. O encontro do movimento sindical com o movimento social debateu a conjuntura e a complexa realidade que afligem milhões de famílias brasileiras vítimas do  crescente desemprego e da fome”.

Tonhão fez uma apresentação sobre o aprofundamento da relação entre movimentos sociais e movimento sindical na luta contra a carestia.

A carestia é um problema que atinge toda a população. Desde a década de 1910, há problema de carestia. A crise mais recente de aumento dos preços está insuportável para a população, sobretudo a mais carente. A política de preços dos combustíveis, que considera os preços internacionais do petróleo, agrava ainda mais esta situação de carestia.

“Café com Política” reúne os dirigentes da Campanha contra a Carestia na sede da CTB em SP

A campanha contra a carestia já tem mais de 70 entidades que assinaram o manifesto e a perspectiva é ampliar a adesão. A ideia é que isso se torne um grande movimento político. Várias são as forças políticas que estão sendo procuradas para ampliar a participação. Esta é uma campanha ampla, que vai além da perspectiva eleitoral.

A campanha começou em dezembro, na zona sul de São Paulo e depois construiu uma articulação mais municipal, que se reúne quinzenalmente na Câmara Municipal, onde busca construir as agendas.

As defasagens ainda estão no campo da comunicação, organizar uma coordenação municipal e descentralizar a coordenação para a construção de coordenações regionais.

Uma discussão se dá em torno de construção de uma cartilha da campanha, mas ainda precisa de apoios para a viabilização.

O objetivo desta reunião é aproximação da campanha com a CTB e as demais Centrais Sindicais. A campanha está na fase de enraizamento nos bairros, para então construir algo mais amplo.

CTB

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

46  +    =  52

Botão Voltar ao topo