Comissão de Legislação Participativa debate carestia, fome e segurança alimentar no Brasil

Por iniciativa do deputado Rogério Correia (PT-MG), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove debate nesta terça-feira (2), às 16h, no plenário 3, com o tema “Carestia, a fome e segurança alimentar e nutricional no Brasil”.

O deputado destaca que a fome no Brasil tem crescido substantivamente nos últimos anos. “Em 2014 o Brasil havia saído do Mapa da Fome, no entanto desde 2018 o País voltou ao Mapa da Fome”. Segundo ele, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, apontou que passou de 19,1 milhões, em 2020, para 33,1 milhões o número de pessoas que estão em situação de fome hoje no Brasil.

Segundo o parlamentar, além da pandemia, uma série de políticas que contribuíam para a segurança alimentar e nutricional foram sucateadas ou quase abandonadas. “O momento é grave e o poder público tem o dever de ser agente ativo para construção de políticas de combate à fome de forma mais robusta”, afirma Rogério Correia.

Para o debate foram convidados, entre outros, Santiago Matos Ferreira Primo, da Frente Nacional Contra a Fome e Sede; Renato Sérgio Jamil Maluf, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan); Daniel Carvalho de Souza, da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida; e Bruna Matos de Carvalho da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.

Os interessados podem acompanhar o debate e participar da discussão pela internet.

Da Agência Câmara de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo