Campanha salarial de 2022 em debate nesta quinta-feira, 9

A Contee realiza, nesta quinta-feira, 9, duas importantes reuniões, via internet, envolvendo as entidades filiadas. A primeira, das 13h às 14h, é o Conselho de Federações, quando haverá votação do regimento para seu funcionamento regular. Cada federação poderá ter a participação de até cinco representantes no encontro.

A segunda reunião será uma plenária de sindicatos, também com a participação das federações, que irá das 14h às 20h, para discutir as campanhas salariais de 2022 dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino. Cada sindicato indicará um representante.

Desafios para o próximo ano

No dia 26 de novembro, a Diretoria Plena analisou uma sinopse da pesquisa realizada com os sindicatos e federações sobre as campanhas 2020/2021 e foram levantados, diante da crise política e econômica, algumas das particularidades que terá a campanha de 2022.

Fruto do debate realizado, foram indicados oito pontos de orientações gerais e desafios das campanhas salariais de 2022, que serão aprofundados na plenária de sindicatos e federações:

1. Antecipar as campanhas salariais logo no início do primeiro semestre;

2. Garantir homologação nos sindicatos;

3. Considerar as cláusulas sociais como uma questão central;

4. Lutar pela recomposição das perdas salariais, que já chegam a 15,2%;

5. Pleitear garantia de emprego, porque a reforma do ensino médio e a concentração na educação superior podem levar a demissões;

6. Desenvolver a campanha salarial juntamente com a de filiação e a campanha direito de ensinar e aprender, a ser lançada;

7. Atuar pela regulamentação do ensino remoto com regulamentação do trabalho;

8. Colocar na pauta dos acordos ou convenção a taxa negocial, ou equivalente, para garantir a manutenção das entidades.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo