Canal Educação lança série sobre importância da Conae

O Canal Educação estreou a série “Rumos da Educação”, com quatro episódios, que vão apresentar importância, dinâmica e personagens da Conferência Nacional de Educação (Conae), assim como o papel fundamental da sociedade na construção das políticas públicas. A Conae será realizada, em edição extraordinária, de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).

Com o tema “Plano Nacional de Educação [PNE] 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a Conae é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e vai contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034.

Cada vídeo da série tem cerca de 3 minutos, e sua exibição ocorrerá na interprogramação e nas mídias sociais do Canal Educação, resultando em um minidocumentário de 13 minutos. Todo episódio vai abordar um tema diferente: o primeiro explicará a origem das políticas públicas e seu processo de elaboração; o segundo mostrará a importância da participação social no processo de discussão da Conae; o terceiro introduzirá o tema da Conae 2024; e o último explicará o que é o PNE.

Participam da série, narrando o processo de construção da Conferência, representantes do MEC e de instituições atuantes no campo educacional do Brasil que integram o Fórum Nacional de Educação (FNE), o qual coordena a Conae.

O primeiro episódio trata das políticas públicas educacionais, discorrendo sobre como elas são elaboradas e como as necessidades e os problemas enfrentados pela população são identificados. O entrevistado foi o coordenador-geral de Planos Decenais de Educação do MEC, Maurício Almeida Prado. “Os problemas são vistos pelos cidadãos de diferentes formas, o cidadão de forma geral são pais, mães, estudantes e profissionais da educação básica”, disse.

Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei n. 11.697/23, será realizada de 28 a 30 de janeiro, em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. O MEC é o responsável por promover a Conae, que é precedida de conferências municipais, distrital e estaduais. Já a articulação e a coordenação das conferências são de responsabilidade do Fórum Nacional de Educação. A Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no país. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. A finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais. Mais informações estão disponíveis na página da Conae 2024.

Primeiro episódio

Da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo