Conape será realizada de 24 a 26 de maio, com grande participação popular

A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) será realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Belo Horizonte. A decisão de adiar a Conferência, que, a princípio, estava convocada para abril, foi tomada no último sábado (17), em reunião do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), em São Paulo. Do encontro, participaram o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin, e o coordenador da Secretaria de Finanças, José de Ribamar Virgolino Barroso. Em nota pública, o FNPE justificou a troca de data, informando que o ajuste “propiciará, entre outros aspectos, espaços adequados e apoio fundamental do poder público, em especial pelo Governo de Minas Gerais.

Segundo o coordenador-geral da Contee, além da mudança, outras três questões decisivas foram aprovadas na reunião de sábado. A primeira é a reiteração de que a Conape será ampla, massiva e popular. “Devemos tirar o maior número de delegados pelo país sem se preocupar com as regras da Conae”, defendeu Gilson.

A segunda é que as entidades e movimentos devem realizar o maior número de conferências livres para fazer o debate da educação. Já a terceira é iniciar imediatamente a elaboração do manifesto político da Conape através de consultas as entidades do FNPE, com base no documento apresentado pela Contee e pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação).

“O documento relativo aos oito eixos que estão em debate nas etapas estaduais da Conae/Conape e das conferências livres será tratado pelas entidades nacionais da coordenação de redação e pelas entidades que já estão trabalhando o documento final”, disse o diretor da Contee.

Para a abertura da Conferência Popular, no dia 24 de maio, está prevista uma grande manifestação e marcha pela capital mineira. O dia 25 será dedicado à discussão dos eixos temáticos. Já no dia 26, acontecerá o encerramento e a aprovação do manifesto da Conape e de ações do FNPE. “Concomitantemente às atividades realizadas pela Conape, haverá dezenas de encontros, debates, reuniões de entidades e movimentos. Uma grande mobilização popular”, destacou Gilson, conclamando a categoria à participação: “Vamos que vamos, lutadoras e lutadores.”

[gviewer file=”http://contee.org.br/contee/wp-content/uploads/2018/02/Comunicado-FNPE-17_02.pdf” language=”pt_BR”]

Por Táscia Souza
Fotos: Jordana Mercado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo