Conatee Extraordinário terá início na próxima quinta-feira (25)

Começa na próxima quinta-feira (25), às 17h, em São Paulo, o Congresso Extraordinário da Contee, que tratará de temas como a atual conjuntura política, os desafios financeiros das entidades sindicais, a estrutura educacional, além de questões organizativas, inclusive a reforma estatutária da Confederação. A convocação de um Conatee Extraordinário foi decidida em novembro do ano passado, durante o XX Conselho Sindical (Consind) da Confederação. Naquele encontro, logo após a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições, já se antecipava a necessidade de uma resistência para retomada a construção do estado democrático e com justiça social. O prognóstico não só se confirmou como o cenário de ataques à educação e aos trabalhadores se mostra ainda mais grave, fazendo com que o Conatee, na construção desse enfrentamento, seja não apenas preciso, mas urgente.

A mesa de abertura contará com a presença de dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), bem como de outras entidades educacionais em nível nacional. Logo em seguida, será debatida a atual conjuntura nacional e internacional, com debate conduzido pelo ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vanucchi e pelo presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo.

No sábado, as discussões começarão com uma análise da conjuntura educacional, frente a tantos ataques desferidos pelo governo, incluindo corte de verbas, privatização da educação pública, atendimento aos interesses das grandes corporações de capital aberto, assim como censura e perseguição ao magistério e a uma educação crítica. A mesa terá participação do professores Luiz Carlos de Freitas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Conatee Extraordinário terá sequência até o meio dia de sábado, 27, tratando também do fortalecimento da Contee e de sua organização sindical e sustentação financeira.

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo