Conjuntura, Conatee e campanha salarial são pauta de reunião da Executiva

Três foram os pontos de pauta tratados na reunião da Diretoria Executiva da Contee realizada remotamente na tarde de hoje (6): conjuntura, 10° Conatee e negociações salariais. O primeiro teve início com uma análise feita pelo coordenador-geral da Confederação, Gilson Reis. Segundo ele, “estamos vivendo mudanças rápidas na conjuntura, com disputas na política, na economia, na sociedade. Ocorre o aprofundamento da crise política e do isolamento do presidente Jair Bolsonaro, que está com menos possibilidades de responder às denúncias de corrupção envolvendo familiares e, agora, ele próprio no caso das chamadas rachadinhas (sequestro de parte dos salários de seus funcionários de gabinete quando foi deputado federal). Avança a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado sobre a pandemia, que está trazendo elementos novos sobre o genocídio promovido pelo governo com sua negação à ciência e irregularidades na compra de vacinas — tudo colocado no colo de Bolsonaro. O presidente poderá inclusive ser julgado pela Corte Internacional de Haia, na questão do genocídio promovido com a falta de ação ou ação ineficaz na pandemia.”

Gilson também destacou que “o chamado ‘ministério paralelo’ vai sendo desmascarado, inclusive com a participação do empresário do setor de ensino Carlos Wizard, como reportado no Portal da Contee. A volta do voto impresso, defendida por Bolsonaro, vai sendo descartada pela maioria dos partidos”. Enquanto isso, na área econômica, persiste a crise e os empregos criados são de baixa qualificação e baixa remuneração, além de não substituírem as vagas perdidas. “A situação social é dramática. Como reflexo dessa situação, Bolsonaro tem a pior avaliação de seu mandato, com mais de 60% de rejeição. Aumenta a possibilidade de a candidatura de Lula ser vitoriosa. As elites empresariais, por sua vez, buscam inviabilizá-la, acenando com novos mecanismos jurídicos e os setores neoliberais não bolsonaristas, buscando uma candidatura de terceira via para enfrentar Lula.”

O diretor da Contee ressaltou que setores das Forças Armadas também conspiram e que os Estados Unidos, sempre de olho na América Latina, enviaram o chefe da CIA para conversar com Bolsonaro. “As manifestações populares voltaram, mesmo com a pandemia, com grandes mobilizações ocorridas no dia de 3 julho. Não existe alternativa que não seja uma luta vigorosa de rua. Cabe-nos usar nossa capacidade de mobilizar nossa categoria e a sociedade para contrapor a qualquer tentativa de golpe ou de inviabilização de uma candidatura popular”, defendeu.

Conatee e campanha salarial

Após intervenções de alguns diretores, a discussão seguinte foi sobre os últimos preparativos para o décimo Congresso Nacional da Contee (10° Conatee), que acontece, também remotamente, nos dias 23, 24 e 25 de julho. Depois de fechadas as teses, foi definida a programação dos três dias de discussões e também prestadas informações sobre as questões técnicas para o bom andamento dos debates e eleição dos novos dirigentes da Confederação.

Em seguida, o coordenador da Secretaria de Políticas Sindicais, Allysson Queiroz Mustafa, apresentou os dados do levantamento feito, junto às entidades filiadas, pelo grupo de trabalho conduzido por ele e pelos diretores Ademar Sgarbossa (coordenador da Secretaria de Previdência, Aposentados e Pensionistas), Oswaldo Luís Cordeiro Teles (coordenador da Secretaria de Organização Sindical) e Nara Teixeira de Souza (coordenadora da Secretaria de Relações do Trabalho). Os dados informados dizem respeito às negociações salariais nos estados e municípios nos anos de 2020 e 2021. Segundo Allysson, entre alguns dos números apresentados, 60 de 73 entidades responderam que o setor patronal criou mais dificuldades este ano que em anos anteriores e demonstrou não querer negociar direitos e reajustes. Além disso, em duas das 11 entidades que responderam que a negociação foi encerrada, a informação é que houve redução de direitos, mostrando como o patronato também se valeu da crise sanitária e econômica para impor prejuízos aos trabalhadores.

A última reunião da atual Diretoria Executiva, antes do Conatee e da eleição da nova direção, será realizada no dia 20 de julho, às 14h.

Por Carlos Pompe e Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo