Contee discute e delibera sobre temas de interesse da categoria

Aconteceu nesta quarta-feira, 28, a reunião da Executiva da Contee, que tratou de vários temas de fundamental importância para a categoria.

Foram apresentados informes sobre a atividade comemorativa dos 25 anos da Contee, que acontece no dia 27 de novembro, às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

Também foram apresentados informes sobre a tramitação na Câmara de projetos de interesse dos trabalhadores, em especial dos da educação, como o que altera o artigo 318 da CLT, o que trata do fim da gratuidade nas instituições públicas. O financiamento das entidades sindicais, e o projeto da Lei da Mordaça também foram debatidos, entre outros.

Outra pauta da reunião foi a política implementada em São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin de fechamento de escolas. A Executiva aprovou envio de carta de apoio a luta das entidades CNTE, Apeoesp e Ubes. Em terras paulistas também foram abordadas as manifestações realizadas em relação as demissões no Sistema S conforme divulgado pela Fepesp e em especial a realizada pelo Sinpro ABC. A Contee manifestou nota acerca da fala do Ministro de Educação Aloísio Mercadante sobre a ampliação da atuação do Sistema S.

Os diretores destacaram ainda os retrocessos referente aos direitos de mulheres na Câmara, e conheceram o novo formato de divulgação das matérias da Contee em sua fanpage oficial no Facebook – ponto ao qual foi solicitado que as entidades busquem dar grande divulgação para ampliação do alcance.

A Executiva destacou a importância do ato que acontecerá dia 13 de novembro em defesa da democracia e contra o golpe. A Diretoria irá participar e conclama as entidades de classe a estarem presentes em tão importante atividade.

As questões internacionais e o III Encuentro Participativo, realizado pela Internacional de la Educación para América Latina, que acontece na Costa Rita em dezembro também foi debatido. A Confederação será representada pelos diretores Adércia Hostin Santos, Maria Clotilde Lemos Petta e Rita de Cassia Fraga. A importância da participação nas atividades que acontecerão em Cuba, em fevereiro de 2016, foram ressaltadas pelos presentes.

Outro ponto que foi objeto de discussão foi o referente aos parâmetros curriculares, que será pauta da reunião da Diretoria Plena.

A conjuntura de ataque ao projeto de desenvolvimento eleito pelos trabalhadores e as próximas eleições também foram amplamente discutidas no encontro da Executiva. Frente a tal ponto, foi avaliada a data de realização do Congresso da Contee, inclusive considerando-se os eventos nacionais que acontecerão no Brasil ano que vem. O tema será aprofundado e discutido na próxima reunião da Diretoria. Foi informado que o Encontro dos Técnicos Administrativos acontecerá em fevereiro de 2016.

Os presentes aprovaram a proposta de realização de um seminário em parceria com a CNTE sobre questões de gênero e direitos das mulheres, bem como a realização de uma atividade e um ato político referente ao projeto da mordaça em tramitação. O indicativo de realização de ambas atividades foi para março de 2016. As datas serão avaliadas pelas secretarias e confirmadas posteriormente.

Não foi deixado de lado o debate sobre a questão da organização sindical e da unicidade sindical frente a realidade conjuntural que traz o desmembramento de base e os efeitos posteriores advindos desta realidade.

A próxima reunião da Executiva será realizada no dia 17 de novembro, terça-feira, em São Paulo, das 10h às 17h. Ela antecede o Seminário de Planejamento Financeiro Sindical, no dia 18 de novembro e que já recebe inscrições.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo