Contee e sindicatos discutem retomada de federação no Nordeste

Entidade vai cumprir papel de organizar e mobilizar os sindicatos da região, como também fortalecer a estrutura organizativa da Confederação

Reprodução

Dirigentes do Sinaes-BA, do Sinpro-PE, do Sinpro-PI, do Sintep-AL, do Sinterp-MA e do Sintepe se reuniram com o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, na última sexta-feira (16), para discutir a retomada da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do  Nordeste.

“Nessa reunião estiveram presentes as seis entidades que estão filiadas à Contee e que se dispuseram a discutir esse assunto”, explicou Gilson, acrescentando que também estão sendo feitos contato com os sinpros Bahia e Alagoas, que são filiados à Confederação, e com os sinpros Ceará, Rio Grande do Norte e Campina Grande.

Segundo o coordenador-geral da Contee, a primeira deliberação é convocar as entidades de base para debater a proposta de estatuto apresentada, o que deve ocorrer até dia 15 de julho. Nesse período também será indicado “um companheiro de cada sindicato para fazer parte da coordenação que vai tocar o projeto”, destacou Gilson.

Reprodução

“No dia 15 de agosto, vamos publicar no Diário Oficial da União e nos estados participantes o edital de convocação da assembleia de fundação da federação, que deverá ocorrer no dia 15 de novembro. E a partir daí vamos materializar a estrutura da entidade de forma organizada”, declarou.

“Precisamos ainda acertar com os sindicatos que são filiados à nossa federação e não participaram do encontro, especialmente o Sinpro-BA. Mas a intenção é que tenhamos até o fim deste ano a reconstrução da federação.”

De acordo com o dirigente da Contee, o clima do encontro de sexta-feira foi de animação e esperança. “Acreditamos que a federação vai cumprir o papel da organização e mobilização dos sindicatos da região Nordeste, como também fortalecer a estrutura organizativa da Contee. Principalmente porque estamos entrando em nova fase, de discutir o contrato nacional, e as federações terão papel muito importante.”

Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo