Contee fortalece parceria com a embaixada da China e recebe convite para a Conferência Mundial Digital de 2025

No último dia 22, o coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Reis, acompanhado de sua assessoria, participou de um almoço com representantes da Embaixada da China no Brasil: o conselheiro de Educação, Wang Zhiwei, e seu assessor, Chen Jia. O encontro reforçou a parceria entre a Contee e a China, abordando desafios contemporâneos da educação, com ênfase na regulamentação da Educação a Distância (EaD) no Brasil.
Durante a reunião, um dos momentos mais significativos foi o convite oficial à Contee para participar da Conferência Mundial Digital de 2025, que ocorrerá em maio, na China. O evento reunirá líderes educacionais, especialistas em tecnologia e representantes de organizações internacionais para debater inovações digitais e seus impactos na educação global.
A discussão entre Gilson Reis e Wang Zhiwei destacou a importância de fortalecer a cooperação internacional para enfrentar os desafios da educação, especialmente no contexto da transformação digital. Um tema central foi a regulamentação da EaD no Brasil, uma questão cada vez mais relevante à medida que a tecnologia transforma o ensino e aumenta a demanda por modelos flexíveis. A Contee reafirmou a necessidade de um debate estruturado, visando garantir a qualidade, acessibilidade e equidade do ensino a distância, com padrões que contemplem a diversidade do Brasil, ao mesmo tempo em que valorizam os profissionais da educação e asseguram a excelência no aprendizado.
Curso de Mandarim online para os filiados à Contee
Além disso, foi anunciada a oferta de um curso de Mandarim online exclusivo para os filiados à Contee interessados em aprender o idioma, uma iniciativa que reforça a troca cultural e o fortalecimento das relações educacionais entre Brasil e China. A Embaixada comprometeu-se a disponibilizar essa formação, ampliando as oportunidades de desenvolvimento profissional e cultural para os membros da entidade. Os encaminhamentos estão sendo feitos. Em breve, as inscrições estarão abertas.
Curso de Mandarim presencial em Brasília
Uma excelente oportunidade para os filiados à Contee de Brasília e demais moradores do Distrito Federal que desejam aprender mandarim! A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), em parceria com a Embaixada da China e o Instituto Confúcio, está oferecendo um curso gratuito de mandarim, com início em 10 de fevereiro. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (03) e seguirão até o preenchimento das 60 vagas disponíveis. Os interessados deverão preencher o formulário disponibilizado no link da bio do perfil do Instagram da biblioteca.
O curso será realizado às segundas e quartas-feiras, em duas turmas, das 19h às 20h30 e das 20h30 às 22h, com duração de quatro meses. As aulas serão ministradas na sala de cursos da biblioteca. O foco será na introdução à fonética, gramática, escrita chinesa e atividades culturais relacionadas à China. A avaliação incluirá provas escritas, orais e exercícios práticos, utilizando o material didático “New Practical Chinese Reader I” (3ª edição).
Ver essa foto no Instagram
Fortalecimento dos Laços Educacionais
Essa colaboração estreita com a Embaixada da China representa uma valiosa oportunidade de estreitar os laços educacionais entre os dois países, além de promover o intercâmbio de boas práticas. O convite para a Conferência Mundial Digital de 2025 reforça o reconhecimento da Contee como uma líder na promoção de uma educação de qualidade, acessível e inovadora no Brasil.
A Contee segue firme em sua missão de defender a educação pública e de qualidade, buscando parcerias internacionais que contribuam para o aprimoramento educacional no Brasil. Com essa nova parceria, a entidade reafirma seu compromisso com a educação como um direito fundamental e um pilar para o futuro das novas gerações.
Por Romênia Mariani