Contee marca presença na Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva

Ministro informou que será concluída e encaminhada a proposta do grupo de trabalho interministerial constituído com fins à reestruturação das relações sindicais e de trabalho

O coordenador da Secretaria de Finanças da Contee, Rodrigo de Paula, o consultor jurídico da Confederação, José Geraldo de Santana Oliveira, e o assessor parlamentar da entidade, Narceu Junior, participaram, na manhã desta segunda-feira (27), do primeiro dia de atividades da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2023, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Participaram ainda o presidente do Sinpro Goiás e da Fitrae-BC, Railton Nascimento, e a presidenta do Saep-DF, Maria de Jesus da Silva. Também esteve presente a professora Cristina Kavalkievicz, ex-diretora da Contee e do Sinpro-BA, que atualmente trabalha no MTE.

O objetivo da atividade é fomentar a cultura da negociação coletiva no Brasil, bem como fortalecer as entidades sindicais. Nessa primeira manhã, os temas abordados foram os 71 anos da ratificação pelo Brasil da Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) — relativa à aplicação dos princípios do direito de organização e de negociação coletiva — e as perspectivas do cenário futuro do mundo sindical.

Reprodução

A mesa de abertura foi composta pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa, presidente do TST; pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; e pelo representante da OIT Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro.

“No entendimento da Contee, a atividade foi muito positiva, porque o ministro [Luiz Marinho] se colocou à disposição não só de fortalecer o processo das negociações coletivas, mas, ao mesmo tempo, também de orientar as superintendências regionais do trabalho em cada região para ajudar na mediação das negociações entre os sindicatos”, destacou Rodrigo de Paula.

Reprodução

Segundo o diretor da Contee, o ministro também informou que será concluída e encaminhada a proposta do grupo de trabalho interministerial constituído com fins à reestruturação das relações de trabalho e à valorização da negociação coletiva.

O evento continua amanhã (28), de 9h às 12h, com debates sobre a experiência internacional de negociação coletiva e o pacto nacional para o trabalho decente na agricultura e as negociações coletivas.

A atividade é presencial, com transmissão pelo Youtube: @canaltrabalho

Assista ao primeiro dia:

Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo