Declaração sobre venezuelanas desgasta Bolsonaro e dá votos a Lula, dizem petistas e bolsonaristas

Petistas e bolsonaristas avaliaram ao blog que a declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre adolescentes venezuelanas gera desgaste para ele e, mais que isso, ainda dá votos para o ex-presidente Lula (PT).

Na última sexta (14), Bolsonaro disse em entrevista a um podcast que “pintou um clima” entre ele e adolescentes venezuelanas e que na casa onde elas estavam havia outras meninas que queriam “ganhar a vida”.

A declaração gerou uma série de críticas a Bolsonaro nas redes sociais, e parlamentares já pediram que o presidente seja investigado. Na madrugada deste domingo (16), o presidente fez uma “live” para se defender.

O tema foi um dos mais falados nas redes sociais no fim de semana e, para alívio da equipe de Bolsonaro, não ganhou espaço no debate da TV Bandeirantes, neste domingo (16). Até porque o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou o PT excluir um vídeo que abordava o assunto.

Comitê de Lula

Levantamentos internos feitos pelo PT mostram que a distância entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro estava se encurtando até o final da semana passada, mas voltou a aumentar durante o fim de semana com a repercussão negativa do caso das venezuelanas.

No domingo à noite, a diferença entre eles, segundo esses levantamentos, teria subido para mais de dez pontos, depois de ter chegado a ficar na casa dos cinco pontos percentuais.

Comitê de Bolsonaro

No comitê de Bolsonaro, a avaliação é que o episódio foi o pior da campanha e tem o poder de tirar votos do presidente da República nesta reta final. Mas o comitê respirou aliviado quando Moraes mandou o PT retirar os vídeos e, por isso, Bolsonaro citou no debate a decisão do ministro. Agora, o objetivo é tentar superar o caso.

Além do caso das venezuelanas, aliados de Bolsonaro citam outros erros como fatores de desgaste para o presidente, que podem lhe custar votos nesta reta final:

  • a confusão criada por bolsonaristas em Aparecida;
  • a frase preconceituosa de Bolsonaro sobre nordestinos.

G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo