Dilma se reúne com centrais e empresários para discussão da retomada do crescimento

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na tarde de ontem (15), representantes das seis centrais dos trabalhadores e representantes do meio empresarial para discutir a retomada do crescimento do país.

Também estiveram presentes no encontro de ontem os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência) e Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

Durante a reunião, Dilma recebeu o documento “Compromisso pelo deselvolvimento” que causou boa impressão na presidenta, que prometeu avaliar os pontos do texto apresentado até a nova reunião do grupo, marcada para sexta-feira (18).

O documento traz propostas para a retomada do crescimento econômico e social dando destaque para uma política de desenvolvimento que promove a valorização do trabalho e da produção.

As sete propostas que serão analisadas pelo governo nesta semana são:

1 – Retomar rapidamente o investimento público e privado em infraestrutura produtiva, social e urbana, ampliando os instrumentos para financiá-la, bem como criando ambiente regulatório que garanta segurança jurídica;

2 – Retomar e ampliar os investimentos no setor de energia, como petróleo, gás e fontes alternativas renováveis, em especial na Petrobras;

3 – Destravar o setor de construção, utilizando instrumentos institucionais adequados que garantam a penalização dos responsáveis e a segurança jurídica das empresas, com a manutenção da atividade produtiva e dos empregos;

4 – Criar condições para o aumento da produção e das exportações da indústria de transformação;

5 – Priorizar a adoção de políticas de incentivo e sustentabilidade do setor produtivo (agricultura, indústria, comércio e serviços), de adensamento das cadeias produtivas e de reindustrialização do país, com investimentos e contrapartidas sociais e ambientais;

6 – Ampliar, em condições emergenciais, o financiamento de capital de giro para as empresas;

7 – Adotar políticas de fortalecimento do mercado interno para incremento dos níveis de consumo, de emprego, renda e direitos sociais.

 

A Contee reforça a necessidade de imediata retomada do crescimento com distribuição de renda, porque o peso e ônus da crise não pode, mais uma vez, cair nas costas dos trabalhadores e trabalhadoras.

 

Com informações do Vermelho e CUT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
2026 filmleri izle