Dirigentes da Contee e da Feteerj apoiam congresso da rede pública do Rio

16° Congresso do Sepe, com 1.500 delegados/as eleitos/as, foi o maior da história do sindicato que representa os profissionais de educação do estado do Rio de Janeiro

Divulgação

O professor Elson Paiva (coordenador da Secretaria de Organização Sindical, Relações do Trabalho, Relações Institucionais e Juventude da Contee), o professor Márcio Franco (diretor da Contee e da Feteerj) e a professora Guilhermina Rocha (ex-diretora da Confederação e atual diretora da Feteerj), participaram, de 25 a 27 de maio, do 16° Congresso do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro).

Foram mais de 1.500 delegados/as eleitos/as em todo o território fluminense, dos quais cerca de 1.200 marcaram presença. Os/as delegados/as aprovaram o plano de lutas que norteará a categoria nos próximos embates. Também decidiram fazer oposição ao arcabouço fiscal que está sendo discutido no Congresso e que, na forma aprovada na Câmara, traz graves amarras ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e aos demais investimentos públicos na educação.

O 16° Congresso do Sepe marcou ainda a decisão do sindicato de se filiar à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

A professora Guilhermina Rocha manifestou “solidariedade de classe e de luta aos trabalhadores em educação da rede estadual que se encontram em greve”. “A Federação [Feteerj] tem como princípio a unidade na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, acrescentou.

Márcio Franco, por sua vez, fez uma homenagem “aos companheiros e companheiras do Sepe” e destacou o fato de esse ter sido “o maior congresso de toda a história” da entidade. “Que o Sepe continue sempre se fortalecendo na luta”, desejou, apresentando também “nossa solidariedade à greve dos profissionais de educação do estado do Rio de Janeiro”.

Assista às manifestações dos dirigentes da Feteerj e da Contee:

Por Táscia Souza, com informações do Sepe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo