Dirigentes da Contee tomam posse no Fórum Nacional de Educação

Na 1ª reunião do FNE, formaram-se duas comissões e sete grupos de trabalho. Um deles, por reivindicação da Confederação, vai tratar da regulamentação do ensino privado

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, e o coordenador da Secretaria de Finanças, Rodrigo de Paula, participaram, na última quarta-feira (19), da cerimônia de instituição do FNE (Fórum Nacional de Educação). Ambos tomaram posse, respectivamente, como titular e suplente, representando a Confederação no coletivo.

O FNE foi recomposto, por portaria assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 17 de março, seis anos depois de ter sido destituído pelo governo golpista de Michel Temer (MDB). O evento da última quarta, portanto, marca o retorno da Contee — uma das entidades que haviam sido atacadas por Temer — ao Fórum.

Dada a importância do FNE no projeto de reconstrução da educação brasileira, o órgão também está entre as instâncias responsáveis pela coordenação do processo de avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio. E esse foi, segundo Gilson, o primeiro tema tratado nessa primeira reunião do novo Fórum.

Reprodução

De acordo com o coordenador-geral da Contee, houve apresentação, pelo MEC (Ministério da Educação), de como serão os mecanismos de consulta pública — com audiências, debates e pesquisas — a respeito do NEM (Novo Ensino Médio).

Gilson também detalhou a formação de duas comissões no âmbito do FNE — que vão ficar responsáveis pelo monitoramento do PNE (Plano Nacional de Educação) e pela estruturação/organização da nova Conae (Conferência Nacional de Educação).

Montaram-se, ainda, sete grupos de trabalho, sobre os seguintes temas: ensino médio; formação de professores; PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental); política de alfabetização de jovens e adultos; escolas cívico-militares, leis da mordaça e educação domiciliar; regulamentação da educação privada; e cultura da paz.

“Por reivindicação da Contee foi incluída a questão da regulamentação do ensino privado”, declarou Gilson.

A próxima reunião do FNE será nos dias 29 e 30 de abril, em Brasília.

Reprodução

Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo