Dissidentes da candidatura de Ciro Gomes articulam manifesto em apoio a Lula

Documento de integrantes e ex-integrantes do PDT vai pregar o voto em Lula em 2 de outubro “para evitar um segundo turno turbulento e sangrento nesse país”

São Paulo – Dissidentes do PDT, que apoiam a candidatura de Lula a presidente, elaboram um manifesto em apoio ao petista e com críticas ao candidato do partido, Ciro Gomes. A elaboração do documento tem a frente integrantes e ex-integrantes do PDT. Um dos idealizadores é Gabriel Cassiano, ex-aliado de Ciro, que se alinhou ao PT. Além dele, integram o movimento os vereadores do PDT em João Pessoa, Junior Leandro e Betinho; André Luan, ex-diretor da Fundação Leonel Brizola em Minas Gerais; e Vinicius Dino, ex-secretário Geral da Juventude Socialista de São Paulo.

“O Manifesto terá como objetivo escancarar a dubiedade de Ciro, mostrando o contraste de suas falas sobre Lula nos anos de 2016, 2017 e 2018 comparando com as falas atuais que enxergamos ser uma conveniência eleitoral e pregando o voto útil em Lula no dia 2 de outubro para evitar um segundo turno turbulento e sangrento nesse país”, afirmou Cassiano.

A minuta do manifesto, a que o jornalista Caio Junqueira, da CNN, teve acesso, elogia posturas antigas de Ciro, mas afirma que a partir de certo momento isso mudou.

“Ciro começa a adotar um tom mais iracundo contra a base petista. Não vamos gerar um desgaste ainda maior com a postura de Ciro, expondo por vezes seu vocabulário chulo nos vídeos e redes sociais. Não é essa nossa intenção. Porém, cabe lembrar que quem assume o tom “polarizador” no pior sentido do termo é o nosso ex-companheiro de PDT”, diz o texto.

O documento segue: “O ano é 2022. Aquele Ciro que conseguia se manter numa sintonia fina com o campo progressista já não existe mais. Se em 2018 a grande maioria da militância trabalhista foi às ruas pedir votos para Fernando Haddad, atualmente vemos infelizmente alguns colegas dizerem que irão votar nulo em um eventual segundo turno. Há outros que pensam em apoiar até mesmo Bolsonaro. Mais do que indignação, ver o projeto nacional de desenvolvimento errar na sua composição tática e estratégica é motivo de muita tristeza e decepção”.

Por fim, pede o voto em Lula: “Diante disso, nós que apoiamos Ciro entre 2016 e 2019 clamamos aqueles que possuem a mesma visão a não vacilarem, apoiando a única candidatura capaz de derrotar o bolsonarismo já no primeiro turno. Não se trata de voto útil. É uma necessidade histórica, algo que, mais uma vez, lamentamos ver Ciro Gomes, uma figura ímpar para pensar o desenho institucional do país ser incapaz de enxergar essa quadra da história. Diante disso, convocamos militantes trabalhistas e dissidentes a apoiarem o ex-presidente Lula no primeiro turno. Saudações fraternas e Brizolistas!”

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que “tem que saber se são filiados ao PDT ou ex-pedetistas que estão a serviço do PT”.

Em coletiva nesta quinta, Ciro foi questionado sobre o manifesto e afirmou: “Quando sair, se sair, pergunte ao presidente nacional do partido e [ao presidente] da comissão de ética. Eu não tenho nada a ver com isso”.

Com informações da CNN

Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo