Domenico Losurdo fará conferências na PUC-SP e na Unicamp
Nos próximos dias 1º e 2 de outubro, o filósofo marxista Domenico Losurdo estará, respectivamente, na PUC-SP e na Unicamp para a palestra “Liberalismo, emancipação e os mitos da modernidade”. O tema está relacionado ao trabalho de desconstrução, desenvolvido por Losurdo nas últimas décadas, do mito político de que a democracia e a cidadania modernas teriam sido resultado da evolução gradual e sem traumas do liberalismo, como se os liberais pudessem ser promovidos à condição de “pais” da democracia e da cidadania quando, na verdade, grande parte deles fosse contra o sufrágio universal e chegasse a defender a escravidão.
O filósofo italiano dedicou-se a pesquisar sobre as relações explosivas existentes entre o liberalismo e a democracia e os vários processos de emancipação e desemancipação ocorridos durante a expansão planetária do capitalismo.
Domenico Losurdo é um dos mais respeitados filósofos marxistas italiano da atualidade. Estudou em Tubinga (Alemanha) e em Urbino (Itália) e,desde 1988, preside a Internationale Gesellschaft Hegel-Marx für Dialektisches Denken (Sociedade Internacional Hegel-Marx para o Pensamento Dialético), sendo membro fundador da Associação Marx Século XXI. Atualmente, leciona filosofia da história na Universidade de Urbino.
Entre suas publicações destacam-se: Hegel, Marx e a tradição liberal: liberdade, igualdade e Estado; Democracia e Bonapartismo; Gramsci – do liberalismo ao “comunismo crítico”; Fuga da História? – A Revolução Russa e a Revolução Chinesa Vistas de Hoje; Contra-História do Liberalismo; Liberalismo – Entre civilização e barbárie; Nietzsche: o rebelde aristocrata: biografia intelectual e balanço crítico; Stalin – História crítica de uma lenda negra; Linguagem do Império; Não-violência: uma história fora do mito; e O pecado original do século XX.
Com informações do Sinpro Campinas e da Apropucc