E vem lá de São Paulo: Fepesp reafirma importância da decisão do TRT ao invalidar Plano de Carreira da Unar

Plano de carreira? Não para reduzir salário

TRT invalida programa da Unar, de Araras (SP), alvo de ação do Sinpro Campinas.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15) de Campinas considerou inválido, em 24/01, o plano de carreira do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (Unar). As regras, implantadas em 2010, reduziram os ganhos dos professores.

Na época, os docentes horistas passaram a ser mensalistas mas, embora tivessem tido aumento no valor global do salário, a IES cortou o valor da hora-aula.

O Sinpro Campinas e região acionou a Justiça e a decisão de primeira instância, em 2011, foi contra os docentes, fazendo o sindicato recorrer ao TRT.

A decisão do TRT condena a Unar a pagar as diferenças salariais e seus reflexos resultantes da redução da hora-aula, desde a implantação do Plano, além da multa normativa.

Segundo o Sinpro, o plano de carreira da instituição havia sido implantado sem qualquer debate ou participação dos professores e do sindicato.

O caso é um exemplo de como algumas instituições implantam “planos de carreira” que, na prática, se transformam em verdadeiros “planos de barreira”, impedindo os docentes de chegar a melhor patamar e achatando os salários.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo