E vem lá do Distrito Federal: Saep amplia diálogo com auxiliares de educação do DF

O Saep acredita que o diálogo é a forma mais eficaz para aperfeiçoar a representação dos auxiliares de educação. Por isso, diretores do sindicato têm visitado com frequência estabelecimentos de ensino do Distrito Federal para tirar dúvidas sobre os direitos dos trabalhadores e estreitar as relações com a base.

Nas duas últimas semanas, seis instituições receberam os dirigentes sindicais Merilene Pinheiros e José Fernandes, são elas: 1) Escola Santa Maria, na cidade de mesmo nome, no dia 25 de fevereiro; 2) Faculdade Processus, no Plano Piloto, no dia 26; 3) Faculdade Uniplan, em Águas Claras, no dia 27; 4) Colégio Parque Encantado do Lago Sul, em 7 de março; 5) Colégio Barquinho de Papel, no Gama, também no dia 7; e 6) Faculdade JK, em Santa Maria, no dia 11.

“É um momento único, que fortalece a relação do Sindicato com os trabalhadores. Ouvindo-os, podemos melhorar as condições de trabalho em nossa base”, afirmou Merilene.

As reuniões também têm objetivo de apresentar as funções do sindicato e as ações que o Saep vem realizado no âmbito social, econômico e político, no sentido de atender aos interesses da categoria.

Nos encontros realizados foi discutida, também, a apropriação do banco de horas pelas instituições de ensino, pauta encabeçada pelo Saep e debatida nacionalmente no Congresso. “O trabalhador faz a hora-extra e não recebe. Por isto, estamos discutindo esse mecanismo de redução de salário”, afirmou Merilene.

Outro ponto abordado nas reuniões, informou a diretora, foi a luta contra a terceirização. “Ela só piora as relações de trabalho e não valoriza o trabalhador”, criticou José Fernandes.

Educação superior

As visitas aos estabelecimentos de ensino superior servem ainda para construir, junto com os auxiliares, a pauta de reivindicações que será base para as negociações da campanha salarial deste ano.

As contribuições formam o documento a ser enviado aos sindicatos patronais, com objetivo de trazer benefícios reais aos auxiliares. “As visitas às faculdades mostram os anseios que a base reivindica e que espera almejar, como aumento do auxílio alimentação, do salário e das bolsas de estudo”, disse Merilene.

Outras unidades vão receber, nos próximos dias, os dirigentes do Saep. A campanha salarial do ensino superior deve começar ainda em abril.

Por Rapahel Sandes – Assessoria de Imprensa do Saep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo