Eleições 2024: parlamentares candidatos às eleições municipais de 2024

Radar Governamental, consultoria política, elaborou levantamento preliminar dos parlamentares — deputados e senadores — que devem disputar as eleições municipais, que irão eleger vereadores e prefeitos, nos 5.570 municípios brasileiros

Isto porque, “as eleições municipais, historicamente, afetam a dinâmica do Congresso Nacional. Muitos deputados e senadores serão candidatos a prefeito ou vice”, reflete a publicação.

“Outros tantos, embora não tenham seus nomes diretamente envolvidos na disputa, se envolverão de modo intenso com a corrida eleitoral, por terem interesse nas vitórias (ou derrotas) de candidatos em seus redutos”, acrescenta.

Eleições e o Congresso
“Outro componente que conecta o Congresso às eleições municipais é o calendário” de votações no Legislativo federal, avalia a publicação.

“A realização das eleições em outubro costuma fazer com que Câmara e Senado tenham produtividade bem menor ao longo do segundo semestre.”

“Nos anos eleitorais, reuniões e votações entre agosto e outubro se tornam raridade”. Desse modo, o ritmo de deliberações no Congresso entra em compasso de espera e só se normaliza depois do pleito.

Acesse o levantamento completo

Do Diap

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo