Encontro de Trabalhadoras da Educação da IE discute políticas de gênero e participação feminina nos sindicatos

AlYSbahmIinsYFLWQqxmXvyjD_4syBKdwtzNogv5BZOjTerminou hoje (1), em San José (Costa Rica), o Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras Da Educação promovido pela Internacional da Educação Para América Latina (IEAL). Estiveram presentes 250 delegados de 16 países, incluindo o Brasil, que foi representado por 100 delegados. A Contee participou do encontro através da Coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia dos Santos, e da Coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais, Maria Clotilde Petta.

Durante o Encontro Regional foram discutidos diversos temas como direitos das mulheres e sua participação política; políticas de gênero e o movimento social centro-americano; e a presença feminina nas entidades sindicais.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação da cantora e compositora costa-riquenha, Guadalupe Urbina. Durante a solenidade, a vice-presidente do Comitê Regional da IE, Fátima da Silva, falou sobre os principais desafios enfrentados pela Rede de Mulheres. Representantes das organizações colaboradoras e dirigentes Mundiais da IE também expuseram sobre os problemas vivenciados mundialmente como o drama dos refugiados da guerra na Síria.

No painel “Os Direitos das Mulheres e sua participação politica”, pesquisadoras da Universidade da Costa Rica falaram sobre direitos sexuais e reprodutivos; questões trabalhistas, como a licença maternidade; e como a participação de mulheres e educadores na luta de resistência contra o Tratado de Livre Comércio (TLC) entre Costa Rica e Estados Unidos aumentou a mobilização social dos costa-riquenhos.

Também participou do Encontro a Ministra da Condição da Mulher da Costa Rica, Alejandra Mora. Na sua exposição, a Ministra falou da importância do debate da saúde sexual e reprodutiva, relatou a luta para que a fertilização in vitro fosse legalizada na Costa Rica, e destacou a importância da participação política das mulheres.

encuentro-redNo painel “As políticas de gênero e o movimento social centro-americano” seis mulheres sindicalistas analisaram e expuseram suas experiências dentro do movimento sindical. No debate, as participantes disseram que a capacitação é a ferramenta mais efetiva para conscientizar as pessoas que integram os sindicatos sobre as políticas de gênero e que ainda é pequena a incorporação igualitária de mulheres em postos de direção em organizações sindicais.

No último dia do Encontro Regional, foi relatado o impacto causado pelo trabalho realizado pela Rede de Trabalhadoras Da Educação na vida cotidiana dos sindicatos da América Latina em relação à maior participação feminina nos sindicatos e promoção de políticas de gênero na agenda sindical. A avaliação se apoiou em opiniões, experiências e perspectivas de cada participante da pesquisa, que foi realizada na Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Honduras e El Salvador.

Os painéis e mesas-redondas estão disponíveis no canal da IE no YouTube.

 

Com informações da IEAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo