Estudantes do Mackenzie denunciam racismo e pedem providências da universidade

A aula do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie na manhã de terça-feira (30) foi fora da sala de aula. E quem deu a aula de cidadania e de solidariedade foram os estudantes que realizaram emocionante protesto contra um vídeo racista do colega de curso Pedro Bellintani Baleotti, no domingo (28).

Apoiador de Bolsonaro, Baleotti fez um vídeo no caminho da sua zona eleitoral. No carro, ele disse que estava : “indo votar a ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco para ver um vadio, vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo. Tá vendo essa negraiada? Vai morrer! Vai morrer! É capitão, caralho”.

Assista a manifestação dos estudantes contra o racismo

Lidiane Gomes, secretária de Igualdade Racial da CTB-SP afirma que “o discurso de Jair Bolsonaro insufla o ódio e alimenta as manifestações preconceituosas de todo tipo”. Ela argumenta ainda que “o racismo estrutural é muito forte na sociedade brasileira e ter um presidente que alimente o uso da violência e de discriminação pode causar um verdadeiro banho de sangue no país”.

A repercussão foi imediata. Os estudantes do curso de Direito, do qual Baleotti é aluno, organizaram o protesto aos gritos de “Mackenzie se posiciona, seus alunos não vão passar essa vergonha”.

A instituição suspendeu o aluno racista e instaurou processo administrativo. “A Universidade Presbiteriana Mackenzie tomou conhecimento de vídeos produzidos por um discente, fora do ambiente da universidade, e divulgados nas redes sociais, onde ele faz discurso incitando a violência, com ameaças, e manifestação racista”.

Veja a covardia do bolsominion 

“Tais opiniões e atitudes são veementemente repudiadas por nossa Instituição que, de imediato, instaurou processo disciplinar, aplicando preventivamente a suspensão do discente das atividades acadêmicas. Iniciou, paralelamente, sindicância para apuração e aplicação das sanções cabíveis, conforme dispõe o Código de Decoro Acadêmico da Universidade.”

Além de estar suspenso da universidade, o seguidor de Bolsonaro foi demitido do escritório de advocacia onde estagiava. “O DDSA tomou conhecimento, na tarde de hoje, de vídeo que circula nas redes sociais com declarações efetuadas por acadêmico de Direito que fazia estágio no escritório e imediatamente o desligou de seus quadros”, diz nota do escritório.

Isso porque “o escritório repudia veementemente qualquer manifestação que viole direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Federal”. Não se poderia esperar outra coisa de advogados que conhecem as leis.

Uma integrante do Coletivo Negro Afromack afirmou ao G1 que “a gente está correndo risco de vida. A gente não pode ir para a faculdade com medo de morrer. A gente pede que ele seja expulso, porque mesmo suspenso ele poderia entrar na faculdade. Não dá para conviver com uma pessoa que fez isso. E ele não pode ser um advogado”.

Já Lucas, estudante do 7º semestre de Direito afirmou à Folha de S.Paulo que esse fato não é isolado. “É uma coisa que a gente está vendo crescer no país. A eleição do Bolsonaro legitimou esse discurso, como se não tivesse mais barreiras, nem ética, nem moral, só uma desumanização e um ódio muito grandes. A gente tem que mostrar que isso tem que ser combatido”.

Para Mônica Custódio, secretária de Igualdade Racial da CTB, “a manifestação dos estudantes do Mackenzie mostra que o caminho é nos unirmos e sempre juntos denunciar toda manifestação racista para derrotar o clima de ódio e horror que se tenta implantar com o aprofundamenteo do Estado de Exceção”.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo