Fepesp: Saúde do Educador — quando será seguro voltar à escola?

Em live na tarde de segunda-feira, 19/10, o professor Gonzalo Vecina, sanitarista da Faculdade de Saúde Pública da USP, afirmou que o plano de retomada de aulas em São Paulo pelo governo do Estado “tem muito mais preocupações econômicas do que sanitárias”. O debate em formato de live foi organizado por uma série de instituições ligadas ao trabalho, como o Ministério Público do Trabalho, o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, além do Sinpro ABC, Apeoesp e outras instituições.

O professor Vecina lembra que os primeiro lote de vacinas deverá estar disponível no final deste ano ou início de 2021 através de contrato com o governo do Estado de São Paulo, E, então, deverá haver uma decisão pode parte dos governos estadual e federal, quando São Paulo receber sua encomenda:  “As vacinas serão destinadas a paulistanos, paulistas ou brasileiros?”

Segundo o especialista, o primeiro grupo a receber a vacina deverá ser o dos trabalhadores em Saúde, seguidos por profissionais de Educação, população com comorbidades e finalmente os demais jovens e adultos. ‘Não há como garantir o retorno” às aulas, disse o professor Vecina, que alertou contra o retorno de pessoal em grupos de risco, bem como crianças, jovens e profissionais em contato com pessoas em grupos de risco.

‘Havendo retomada, deveremos acompanhar muito de perto e saber como retroceder” havendo casos de covid ou de número de óbitos em decorrência da volta aulas, afirmou o professor Vecina no debate.

Assista:

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo